CBA agenda simulado de emergência na barragem do Palmital, em Alumínio
Resíduos industriais da produção de alumínio, proveniente da fábrica, são armazenados na barragem de Palmital
A CBA agendou para 10 de novembro o 4º simulado de emergência da barragem do Palmital, em Alumínio. Neste ano, o exercício voltará a ser presencial, após ser realizado de forma virtual em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19. A iniciativa ocorre anualmente, desde 2019. Segundo a empresa, trata-se de uma ação de caráter preventivo e prevista na legislação brasileira.
O trabalho é desenvolvido com o apoio das Defesa Civil estadual e municipal, Corpo de Bombeiros Militar, polícias Militar e Ambiental. O treinamento tem o objetivo de relembrar aos moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) sobre as rotas de fuga e pontos de encontro em eventual necessidade.
Resíduos industriais da produção de alumínio, proveniente da fábrica, são armazenados na barragem de Palmital. A CBA afirma que ela é segura e não corre qualquer risco de romper. “A CBA possui um robusto sistema de gestão de segurança, que segue as melhores práticas, com rotinas de monitoramento quinzenais, mensais e semestrais, além de auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada. A estrutura recebe fiscalizações periódicas de órgãos públicos responsáveis. Além disso, possui todos os laudos técnicos exigidos por lei”, informou a empresa.
O simulado faz parte do Plano de Atendimento a Emergências (PAE) da barragem. É efetuado em algumas etapas: a primeira é o cadastro populacional, atualizado anualmente pela empresa. Esse mapeamento identifica a população residente na área de influência direta da barragem.
Durante a atividade, ao toque da sirene, os residentes devem se deslocar até os pontos de encontro. A participação é voluntária, mas a CBA reforça a importância do treinamento.
A concessionária CCR ViaOeste vai auxiliar no plano estratégico. Isso porque a barragem está instalada às margens da rodovia Raposo Tavares (SP-270).
As ações da CCR englobam colocação de equipes de tráfego nos pontos de encontro, disponibilização viaturas de inspeção em locais estratégicos, sinalização de desvios de trânsito, dentre outras. Haverá reforço da sinalização dos quilômetros 72 ao 79 da Raposo Tavares, na região de Alumínio. (Vinicius Camargo)