Prefeitura sanciona lei que cria 'Dia do Desapego Consciente'

Evento ocorrerá uma vez por mês, com objetivo de arrecadar objetos em bom estado e doar para famílias carentes

Por Wilma Antunes

Prefeitura sanciona lei que cria 'Dia do Desapego Consciente'

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), de Sorocaba, sancionou na quarta-feira (26) a lei que cria o "Dia do Desapego Consciente". De acordo com a norma, o evento ocorrerá uma vez por mês, em cada uma das regiões da cidade. O intuito é arrecadar objetos, em bom estado, e destiná-los às famílias em situação de vulnerabilidade social. 

A iniciativa é do vereador Rodrigo do Treviso (União) e foi aprovada como matéria de redação final na sessão ordinária do dia 4 de outubro, na Câmara Municipal. Além da ação solidária, o programa também busca promover a educação ambiental, conforme consta no projeto. 

Desta forma, a sociedade sorocabana colabora como meio ambiente por meio do descarte consciente de materiais em adequadas condições de reutilização, evitando o desperdício e geração de lixo na natureza.

Segundo a lei municipal, são considerados objetos os seguintes itens: brinquedos, calçados, roupas, equipamentos de informática, móveis, livros, eletrodomésticos, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, colchões, material de higiene e limpeza, utensílios domésticos, e sobras de materiais de construção em condições de reutilização -- desde que possam ser recolhidos.

As entidades participantes do programa ainda poderão buscar parcerias e efetuar campanhas educativas, conferências, palestras, reuniões, workshops e demais eventos visando a consciência ecológica. As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotação orçamentária própria, suplementadas se necessário. (Wilma Antunes)