População utiliza transporte público gratuitamente neste domingo (30)

Medida atende à recomendação feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

Por Cruzeiro do Sul

Neste domingo (30), segundo turno das eleições, usuários do transporte público de Sorocaba não precisaram pagar a passagem

Dois ouvintes da rádio Cruzeiro FM 92,3 reclamaram na manhã deste domingo (30) de terem pago a tarifa do transporte coletivo para votar. O jornal Cruzeiro do Sul esteve no Terminal Santo Antônio para conversar com usuários do transporte público e conferir se as passagens estavam sendo cobradas. Os munícipes que conversaram com a reportagem relataram que não enfrentaram problemas. 

Neste segundo turno das eleições, além da ampliação da frota e dos horários, a Urbes ofereceu gratuidade aos munícipes. A medida atende à recomendação feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou prefeituras e empresas concessionárias de todo o País a oferecerem transporte público gratuito nesta data.

A diarista Cintia Aparecida, de 47 anos, utilizou de forma gratuita a linha Araçoiaba da Serra-Sorocaba. “Peguei o ônibus por volta das 9h. Fui votar no Parque Esmeralda e deu tudo certo, não precisei pagar. Achei uma ótima atitude, assim economizo um pouco”, disse.

A dona de casa Maria Saraiva, de 54 anos, também aproveitou a gratuidade. “Utilizei a linha do Jardim São Paulo e voto no Padilha. Minha passagem não foi cobrada”.

Marcos Gomes, de 20 anos, trabalha com vendas e conta que pegou a linha do Jardim Capitão de maneira gratuita. “Acho importante a gratuidade, principalmente por ser um incentivo para as pessoas irem votar”, comenta.

Em Nota, a Urbes informa que está verificando o caso mencionado pela reportagem da Cruzeiro FM 92,3 e destaca que o número maior que aparece na catraca é o saldo atual do cartão. E, logo acima, no canto direito e em formato menor, o valor descontado, que é R$ 0,00 (zero). “ Se houver dúvida, o passageiro pode solicitar informações ao condutor do ônibus. Em caso de eventual falha, o usuário pode formalizar queixa na Ouvidoria da Urbes, para ser apurado o caso. Se constatado algum erro, o valor será ressarcido ao usuário”. (Da redação)