Alunos doam toucas para a Liga de Combate ao Câncer

Por Ana Claudia Martins

Entrega faz parte de várias ações realizaras ba escola no Outubro Rosa

Alunos, professoras e professores da escola estadual Fernanda de Camargo Pires, da Vila Barão, doaram mais de 100 toucas, modelo turbante, para a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. A entrega faz parte de várias ações que os estudantes e as professoras realizaram durante o Outubro Rosa na escola, para levar informação e conscientização sobre o câncer de mama.

A Liga realiza diversos atendimentos, por meio de voluntárias, para mulheres de Sorocaba e região, que são diagnosticadas com a doença. O trabalho é realizado há quase 50 anos.

Segundo a coordenadora da escola, Andréa Aparecida Rodrigues, é o segundo ano que os alunos e o corpo docente desenvolvem ações na unidade escolar para falar sobre o câncer de mama e fazer doações para a entidade.

“No ano passado, a escola doou lenços para a Liga. Neste ano, por meio de empresas parceiras, conseguimos doar toucas para a entidade. No total, 100 foram doadas pela empresa Quest Diagnostics do Brasil e 17 pelo Buffet Rondello”, disse Andréa.

Conforme a coordenadora, a ação na escola contou também com a presença de uma mulher que enfrentou o câncer de mama recentemente. “Camila Dalla Pozza fez um depoimento sobre o caso dela para os alunos e falou sobre a doença. Os estudantes, desde o início do mês, fizeram pesquisas sobre o câncer de mama e realizaram uma apresentação sobre o tema para todas as turmas da escola”, disse a coordenadora.

As ações sobre o tema foram apresentadas para todos os cerca de 250 alunos do ensino fundamental 2 da escola. As professoras Doranice Zampieri (Língua Portuguesa) e a professora da sala de leitura, Elaine Jovelle, participaram ativamente das ações.

Representando a diretoria da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, as voluntárias Karina e Célia receberam as doações e falaram sobre os trabalhos desenvolvidos para auxiliar as mulheres que são diagnosticadas com o câncer de mama.

Para a presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Rodrigues, a doação das toucas é muito importante para a entidade e vai ajudar mais mulheres que estão passando pela doença. “O câncer de mama mexe com a autoestima das mulheres sobretudo quando elas perdem o cabelo por conta do tratamento. Então, as toucas são importantes para resgatar a autoestima delas”, afirma a presidente da entidade.

Márcia Rodrigues disse ainda que ações como a realizada pela escola estadual Fernanda de Camargo Pires são sempre bem-vindas. “Foi um trabalho muito bonito e a gente fica muito feliz com ações como essa”, destaca. (Ana Claudia Martins)