Trem Sorocaba-São Paulo fica para o próximo governo

Acordo entre Estado e Ministério da Infraestrutura reaviva proposta de 2013

Por Ana Claudia Martins

Projeto da ligação ferroviária entre Sorocaba e a capital paulista tem 87 km de linha e quatro estações. Tempo de viagem foi estimado em 51 minutos, com velocidade de até 160 km/h

 

Anunciado pelo governo estadual em 2013, quase 10 anos depois, o trem de passageiros ligando Sorocaba a São Paulo continua sendo uma promessa e caberá ao governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a tarefa de fazer o projeto sair do papel. No “apagar das luzes” do mandato do governador Rodrigo Garcia (PSDB), o governo estadual assinou, no dia 4 de novembro, um acordo com o governo federal para destravar a licitação do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas.

O anúncio da assinatura reacendeu o debate sobre a ligação ferroviária entre Sorocaba e a capital paulista. Porém, o governo estadual, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), informou que não há nenhuma novidade em relação ao projeto.

No dia 30 de agosto deste ano, o então candidato e governador Rodrigo Garcia esteve cumprindo agenda de campanha na cidade e foi questionado a respeito. Garcia disse que o trem de passageiros ligando Sorocaba à cidade de São Paulo continua previsto no contrato de concessão das linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), cuja concorrência foi vencida pela concessionária CCR ViaMobilidade, por R$ 980 milhões, em 20 de abril de 2021.

Na ocasião, o governador afirmou que a concessionária deverá fazer estudos e análises sobre a viabilidade do trem Sorocaba-São Paulo, e que tal linha deverá entrar na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) pela concessão da linha 8. “Nós já conseguimos incluir o trem ligando Sorocaba à capital paulista no edital de licitação do contrato com a CCR ViaMobilidade. A questão também já foi discutida em audiência pública e, agora, a empresa começará os estudos sobre o desejo de viagem de Sorocaba para São Paulo. E, após isso, a concessionária deverá propor ao governo estadual uma parceria para a viabilidade do trem”, ressaltou Garcia quando esteve na cidade. Rodrigo Garcia também disse que o governo estadual terá que colocar recursos para que o projeto de fato saia do papel.

O Cruzeiro do Sul também questionou a CCR ViaMobilidade, que é a concessionária responsável pela operação, manutenção, conservação e melhorias das linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) dos trens metropolitanos de São Paulo. Mas, a assessoria de imprensa da empresa informou que a resposta é a mesmo do governo estadual, isto é, até o momento, não há novidade sobre o projeto.

A concessão, que tem validade por 30 anos, contempla investimento de R$ 3,8 bilhões para reformas em 36 estações, ao longo do contrato, além da compra de 36 novos trens, veículos auxiliares, equipamentos de manutenção e o aprimoramento da infraestrutura de circulação. Estão previstas também obras para a construção da Estação Ambuitá, na Linha 8, entre Amador Bueno e Santa Rita, a implantação de um novo Centro de Controle Operacional (CCO) e a reformas no Pátio Presidente Altino.

Desde 2013

Anunciado em 2013, o projeto do trem ligando Sorocaba a São Paulo chegou a ter uma audiência pública ainda naquele ano, no dia 12 de julho. Um técnico da CPTM detalhou a proposta e, na ocasião, informou que o custo total seria de R$ 4,3 bilhões, e que os trabalhos já deveriam começar no ano seguinte, ou seja, em 2014, com previsão de conclusão em 2016.

O projeto inicial previa 87 km de linha, com quatro estações: uma no centro de Sorocaba, outra em Brigadeiro Tobias, uma em São Roque, e uma na Água Branca, em São Paulo. O tempo de viagem foi estimado em 51 minutos, com velocidade de até 160 km/h. (Ana Claudia Martins)