Brasileiros comemoram hoje (19) o maior símbolo da Pátria

Bandeira vem ganhando cada vez mais destaque

Por Cruzeiro do Sul

Criado em 19 de novembro de 1889, o pavilhão nacional representa os ideais da República, declarada quatro dias antes

Considerada um dos quatro símbolos nacionais pela Constituição Federal e sinônimo de patriotismo, a bandeira do Brasil é celebrada neste sábado (19). O Dia da Bandeira é comemorado anualmente no Brasil nesta data como uma homenagem ao ícone criado logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. A apresentação e a regulamentação dos símbolos nacionais brasileiros foram estabelecidos pela Lei nº 5.700, de 1971, que padroniza e define as dimensões, padrões, cores e representações dos símbolos.

Em 2022, a bandeira do Brasil, também chamada de pavilhão nacional, ganhou ainda mais destaque nas ruas de todo o Brasil por conta das eleições e, especificamente a partir deste mês, por conta do início da Copa do Mundo do Catar, que começa amanhã (20).

A bandeira nacional também ganhou espaço nas manifestações realizadas em praticamente todas as cidades, a partir de 30 de outubro, contra a censura, os desmandos do STF, o processo eleitoral de 2022 e a favor da liberdade de expressão.

Além disso, as cores verde e amarela são tradicionais na camiseta oficial da seleção brasileira, que é uma das mais importantes seleções do mundo e que mais ganhou cinco títulos mundiais até o momento. Sendo ainda uma das favoritas a vencer a Copa e trazer o hexacampeonato para os brasileiros.

A legislação brasileira também obriga o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares. Em 2009, a lei nº 5.700 de 1971 recebeu um novo parágrafo: Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana.

A bandeira do Brasil em tecido também está presente em repartições públicas em geral, federais, estaduais, e municipais, e ainda em quartéis e empresas privadas.

Segundo a legislação brasileira, ela pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.

Origem da data

O Dia da Bandeira passou a ser comemorado após a Proclamação da República. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira.

A bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais (verde e amarela), do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda: Ordem e Progresso.

A sentença que consta na bandeira foi inspirada em uma frase do filósofo positivista Augusto Comte. A frase era: “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”. Já as estrelas da bandeira correspondem a cada um dos Estados brasileiros e ao Distrito Federal, além da representação de constelações, como a chamada de Cruzeiro do Sul. A única estrela que está acima da faixa branca corresponde ao Estado do Pará. (Da Redação)