Excesso de lixo em contêineres incomoda na avenida Ipanema

Problema aumenta aos finais de semana, diz morador

Por Vanessa Ferranti

De acordo com quem mora no bairro problema ocorre todo fim de semana

Moradores da avenida Ipanema em Sorocaba entraram em contato com o Cruzeiro do Sul para reclamar sobre o excesso de lixo em contêineres. O professor aposentado Ilson Almeida, de 73 anos, contou que o problema acontece há muitos anos, todo fim de semana, nas lixeiras que ficam em frente a um condomínio no Jardim Novo Horizonte. De acordo com o morador, os contêineres são utilizados pelos habitantes das residências, de dois condomínios próximos, além de pessoas que passam pela avenida, o que gera excesso aos sábados e domingos, quando não ocorre a coleta dos resíduos.

Nas fotos enviadas pelo professor é possível ver sacolas, embalagens de produtos, restos de comida, como salgadinhos, e até roupas, tudo espalhado pelo chão. Os registros foram feitos às 8h da segunda-feira (21). O morador disse, ainda, que por conta da sujeira a população sofre com as moscas que rodeiam o lixo e também visitam as casas. “Nós que moramos em frente, colocamos mosqueteiras nas janelas. Meu vizinho é um dos mais afetados e colocou mosqueteira em volta do apartamento. Eu coloquei na entrada da cozinha, porque é invadida por moscas”, disse Ilson.

O professor também questionou se o lixo dos condomínios pode ser colocado nos contêineres que ficam na calçada e ressalta que esse é um cenário desagradável para Sorocaba. “Eu não vejo em outros condomínios a lixeira na rua, só vejo isso aqui na avenida Ipanema e esse lixo na frente da avenida desvaloriza a nossa cidade, é feio”, enfatizou o professor.

A reportagem do Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba. A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informou que irá notificar os condomínios existentes no local para que acondicionem adequadamente o lixo, assim como efetuem a devida reciclagem dos materiais indicados para tanto, contribuindo, assim, também com o meio ambiente e a organização pública. Informou, ainda, que a coleta de lixo no local foi realizada na manhã de segunda-feira. (Vanessa Ferranti)