Educação, Fatec, Inaugura, Inscrição abertas, Votorantim
Primeira faculdade pública da cidade, Fatec de Votorantim é inaugurada
A instituição iniciará as atividades em fevereiro de 2023, mas o vestibular para os dois cursos que serão ofertados inicialmente já está aberto
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Votorantim foi inaugurada na tarde desta terça-feira (13). É a primeira instituição pública de ensino superior da cidade. O descerramento de uma placa marcou a abertura da sede. Ao contrário do que foi anunciado, o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), não participou da cerimônia. A faculdade iniciará as atividades em fevereiro de 2023. O investimento foi de aproximadamente 2,9 milhões.
Por conta das chuvas na capital paulista, o helicóptero de Rodrigo Garcia não conseguiu decolar. Com isso, ele foi representado no evento pelo do secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano.
Inicialmente, a Fatec oferecerá dois cursos -- Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma. O vestibular para o primeiro semestre do ano que vem já está aberto. Há 40 vagas para cada curso. As inscrições devem ser feitas até as 15h do dia 15 de dezembro, pelo site www.vestibularfatec.com.br. As provas serão aplicadas em 8 de janeiro. No primeiro momento, as aulas ocorrerão exclusivamente no período noturno.
Segundo Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza (CPS), entidade administradora das Fatecs, a unidade pode ter mais três cursos, futuramente. São eles: um na área de construção civil, Rede de Computadores e Design de Mídias. Porém, ela não informou quando isso deve acontecer.
Ainda conforme Laura, o perfil da cidade será levado em consideração para a abertura de novos cursos. Por isso, a depender das constatações, em vez desses, outros podem ser adicionados. "Vai depender de uma discussão com o município, se existem outras demandas, outras vocações regionais, e nós podemos replanejar", diz.
Bruno Caetano informou que os dois atuais foram estabelecidos em consonância com as necessidades locais. De acordo com ele, a definição se deu por meio de acordo entre o CPS, a prefeitura e empresas. "São cursos muito ligados às demandas empresarias da região", destacou. A prefeita Fabíola Alves (PSDB) confirmou ter sido feito um diagnóstico para identificar as principais demandas.
Fabíola comemorou o fato de ser a primeira faculdade pública da cidade. Para ela, além de oferecer educação gratuita aos munícipes, a instituição deve movimentar a economia. "Acaba atraindo empresas também, porque, onde tem mão de obra qualificada, as empresas tendem a se instalar", fala.
Implementação e estrutura
Última inaugurada pela presente gestão paulista, a Fatec de Votorantim é a 76ª no Estado. O diretor será Mauro Tomazela, ex-responsável pela unidade de Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Para implementá-la, o Executivo votorantinense firmou acordo com o governo estadual. A municipalidade alugou e adequou o imóvel. Já o Estado comprou o mobiliário e equipamentos, bem como será responsável pela manutenção e infraestrutura.
O prédio tem mais de 5.600 metros de área construída, divididos em dois pavimentos. Conta com 19 salas de aula, espaço para 18 laboratórios, sala de integração criativa com espaço maker, biblioteca, auditório para 120 pessoas, cinco salas administrativas, dentre outros ambientes.
Empregabilidade e ensino
Para Bruno Caetano, o ensino com foco em proporcionar empregabilidade é o principal diferencial da Fatec. "De cada dez alunos que estudam aqui, nove já saem empregados, o que mostra um altíssimo índice de empregabilidade e uma altíssima qualidade de ensino", afirma.
Nesse sentido, Laura Lagná acrescenta que os cursos são elaborados em parceria com empresas. Dessa forma, os conteúdos ensinados nas aulas estão alinhados às exigências do mercado de trabalho. Isso, completa ela, torna a formação dos estudantes mais específica e os auxilia a conquistar vagas de emprego. "Quando um curso é construído com a empresa, ela sabe o profissional que está se formando e o emprega", aponta.
Outras autoridades
A solenidade contou, igualmente, com a presença de outras autoridades políticas. Entre elas, a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), a secretária de Desenvolvimento e Planejamento de Votorantim, Mirian Zacarelli, vereadores da cidade e prefeitos de municípios da região de Sorocaba. Após o evento de inauguração, todos os presentes conheceram as instalações da faculdade.
A Fatec de Votorantim fica na avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, 279, no Lageado.