Escolas públicas entram em férias nesta semana

Alunos da rede municipal encerram atividades na quinta-feira (22); estaduais param no dia seguinte

Por Inaiê Mendonça

Escolas estaduais de Sorocaba concluem ano letivo na semana que vem

Os alunos das redes públicas de Sorocaba entram em férias na próxima semana. A escolas municipais encerram as atividades de 2022 na quinta-feira (22), enquanto as unidades estaduais finalizam o ano letivo na sexta-feira (23). Por sua vez, os estabelecimentos particulares do município entraram em férias na sexta-feira (16).

A Secretaria Municipal da Educação (Sedu) informou que finalizará 2022 cumprindo os 200 dias letivos determinados em lei. Isso inclui a realização de recuperações para os estudantes que apresentaram alguma dificuldade na aprendizagem ao longo do ano, em sala de aula. Ainda de acordo com a Sedu, alunos que não apresentaram avanços significativos foram encaminhados às oficinas de aprendizagem.

Este ano, o número de estudantes matriculados na rede municipal cresceu pouco mais de 3% em comparação com 2021. No ano passado, eram 58.507, ante 60.658, em 2022.

O início do ano letivo de 2023 nas escolas municipais está previsto para a segunda semana de fevereiro, também com o total de 200 dias letivos, conforme estabelece a legislação. Para atender ao aumento de demanda previsto, a Prefeitura informou que providencia a construção de 11 novas creches e mais duas escolas de ensino fundamental.

Rede estadual

A rede estadual de ensino também informou ao Cruzeiro do Sul ter cumprido as metas estabelecidas. Conforme a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, todas as escolas devem terão alcançado os 200 dias letivos na próxima sexta-feira (23). A pasta confirmou que os estudantes contaram com dois períodos de recuperação em 2022 -- o primeiro, entre 4 e 21 de janeiro, e o segundo, de 11 a 22 de julho.

De acordo com a pasta, este ano, o total de matriculados nas escolas estaduais do município caiu cerca de 7%, no comparativo com 2021. O número passou de 59,5 mil para 55 mil.

O site da Secretaria Estadual publicou na quarta-feira (14), que em 2023, a rede pretende iniciar as aulas na primeira semana de fevereiro. Além disso, o próximo ano contará, igualmente, com 200 dias letivos.

Escolas particulares

As escolas particulares definem o seu próprio calendário do ano letivo. Porém, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieesp), as redes privadas devem observar se, durante o ano, foram cumpridas as 800 horas/aula em 200 dias letivos. “Teoricamente, podemos considerar que o retorno das aulas está previsto para fevereiro”, informou a entidade.

Os alunos do Colégio Politécnico de Sorocaba entraram de férias na sexta-feira (16). Conforme a diretora Luciane Cristina Durigan, o ano letivo de 2023 deverá ser iniciado no dia 30 de janeiro. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)