Polícia Técnico-Científica inaugura novo Data Center

O Estado investiu R$ 5,5 milhões na construção do novo centro de processamento e armazenamento de dados periciais

Por Cruzeiro do Sul

Unidade realiza o processamento e armazenamento de dados periciais

 

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica inaugurou o seu novo Data Center, na terça-feira (27), em São Paulo. O Estado investiu R$ 5,5 milhões na construção do novo centro de processamento e armazenamento de dados periciais.

O Data Center é composto por sala cofre com servidores, sala Network Operation Center (NOC), sala de gerenciamento de crise, sala de Uninterruptible Power Supply (UPS). Ele faz parte do Núcleo de Inteligência e Tecnologia da Informação da Polícia Técnico-Científica.

A nova instalação oferece as condições necessárias para o funcionamento dos sistemas hospedados pela Polícia Técnico-Científica, para operação dos atendimentos das requisições de exames do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML).

Em seu discurso, o secretário da Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos afirmou que entende a segurança pública como um tripé, onde os pés são a inteligência, tecnologia e pessoas. “O que estamos vendo aqui é a materialização disso. Um órgão que trabalha com inteligência e T.I. para atender as pessoas”.

A estrutura proporciona um aumento na segurança física e lógica dos servidores, protegendo-os de incêndios e outras intempéries. Além de aprimorar a segurança física de acesso aos equipamentos nela hospedados.

Com as características de alta resiliência e com o uso de materiais modernos na sua construção, a estrutura de TI da Polícia Científica do Estado chegará no mesmo nível de outros Data Centers implantados em órgãos governamentais, bancos e empresas. Com a manutenção adequada, a nova estrutura suportará a atividade de TI da instituição por no mínimo 20 anos a partir de sua implantação.

“Cumprimos a missão da melhor forma possível. E com certeza, estamos deixando a superintendência e a secretaria melhor do que recebemos”, disse o secretário executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, ao fazer um resumo dos quatro anos de trabalho da atual cúpula da SSP.

Ao destacar o volume de investimentos recebido pela Polícia Técnico-Científica nos últimos anos, o superintendente Mauricio Rodrigues Costa agradeceu a cúpula da secretaria da Segurança. “A Polícia técnico-científica de São Paulo tem um sentimento de gratidão com o senhor general e com o doutor Youssef. Foi uma equipe que nunca faltou com a gente. Evoluímos muito”. (Da Redação)