Votorantim investe na ampliação do Núcleo de Educação Especializada
No espaço, que fica no Jardim Paraíso, são oferecidos serviços de avaliação e atendimento psicoeducacional, apoio técnico e atendimento por equipe multidisciplinar
O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) de Votorantim realizou 500 avaliações em 2022. Em média, são 50 por mês, além dos quase 150 alunos atendidos continuamente. No espaço, localizado no Jardim Paraíso, em Votorantim, são oferecidos serviços de avaliação e atendimento psicoeducacional, apoio técnico e atendimento por equipe multidisciplinar, realizado no contra turno para alunos dos quatro meses até o 5º ano de ensino fundamental do ensino municipal com deficiência, transtornos e com dificuldades acentuadas de aprendizagem, bem como orientações para a equipe escolar.
O público atendido pelo serviço são alunos com deficiência intelectual, auditiva, visual, física, múltipla, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), ou crianças que apresentem dificuldades acentuadas de aprendizagem.
Inaugurado no final de 2021, o Naee é hoje referência quando o assunto é educação e inclusão. “Costumo dizer que este é um projeto muito especial que nós tratamos com muito carinho. Inclusive, pessoas de outras cidades e equipes do poder público de outros municípios e até mesmo de outros Estados já vieram visitar o nosso espaço”, disse a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves.
Para a prefeita, o Naee é uma oportunidade de oferecer estrutura para famílias que não têm condição de dar um atendimento especializado, “Queremos que essas crianças tenham mais qualidade no seu aprendizado, e proporcionamos isso a elas. Porque é perfeitamente possível que essas crianças se socializem e desenvolvam um aprendizado, mas elas precisam de uma estrutura. E é essa estrutura que nós proporcionamos no Naae, por meio do espaço e da equipe multidisciplinar”. Ao todo, 12 profissionais de áreas como psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, fonoaudiologia e serviço social realizam o atendimento aos alunos.
Segundo a secretária da Educação, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, os diretores das unidades de ensino encaminham ao Naee os alunos que estão com dificuldade no aprendizado. “O Núcleo é um espaço de avaliação e atendimento para crianças que possuem qualquer tipo de deficiência ou distúrbio, mas que tenha dificuldade acentuada de aprendizagem”. Após o encaminhamento, é feita a triagem com os profissionais. Em seguida, as crianças são atendidas no contra turno das aulas. Mas é preciso que o aluno tenha dificuldade de aprendizagem, porque aqui é um núcleo de educação”, explicou.
Planos de ampliação
De acordo com a secretária, além da reforma realizada no térreo e segundo andar do prédio, uma licitação já está em andamento para a reforma do subsolo, com previsão de início ainda no segundo semestre deste ano. A ampliação proporcionará um número maior de avaliações e atendimentos. Hoje, além das salas de atendimento, o espaço conta com brinquedoteca, e salas de integração, terapia ocupacional e sensorial.
Com a reforma, o quadro de funcionários deve aumentar, assim como o número de salas de atendimento. “Nós pretendemos dobrar o número de profissionais ou quem sabe até triplicar, porque a procura é muito grande. Também investiremos em uma sala para acolhimento dos pais. Pretendo também iniciar o atendimento com outros profissionais, como neurologistas e dentistas”, contou Suad. (Virgínia Kleinhappel Valio)