Temporal causa alagamento, queda de árvores e de placa
Em vários bairros de Sorocaba, foram registrados problemas. Houve queda de energia na cidade e em Votorantim
As fortes chuvas que atingiram Sorocaba, nesta sexta-feira (10), resultaram em vários incidentes, incluindo a queda de árvores em diversos bairros, alagamentos e a interrupção de energia em algumas áreas. Além disso, uma placa de metal, que compõe a identidade visual do banco Santander, na avenida São Paulo, foi derrubada devido aos ventos intensos.
Parte da via ficou obstruída pela estrutura e, apesar do susto, ninguém se feriu. Em nota enviada ao Cruzeiro do Sul, o Santander informou que a placa foi arrancada por volta de 17h, quando a agência já estava fechada. Ainda conforme o banco, nenhum transtorno foi causado aos clientes. Uma equipe de engenharia se deslocou à agência para atender a ocorrência e avaliar o dano.
Quedas de árvores
De acordo com a Defesa Civil, até o fechamento desta edição, haviam sido registradas quedas de árvores nos bairros Além-Ponte, Jardim Piratininga, Brigadeiro Tobias, Vila Arruda e Vila Hortência, o que provocou desvios no tráfego na avenida Juvenal de Campos, bem como nas ruas Moacir Eugênio Diniz (Vila Arruda), João Ferreira da Silva (Além-Ponte) e Adolfo Grizze dos Santos (Jardim Piratininga).
A rua João Gabriel Mendes, no Jardim Maria do Carmo, precisou ser temporariamente interditada e a avenida São Paulo, sentido bairro/centro, operava com desvio em uma das faixas. A queda de energia, também atingiu determinados pontos de Votorantim. A CPFL Piratininga reforçou as equipes de trabalho para reestabelecer a energia.
Alagamentos
Diversos pontos de Sorocaba ficaram alagados. Na rua Chile, no Barcelona, a água quase alcançou os joelhos de uma mulher que andava pela rua. O Parque dos Espanhóis, na Vila Assis, também teve pontos com acúmulo de água. Já no Trevo da Vida, debaixo da ponte, uma grande poça d’água se formou. Na avenida São Paulo, outro alagamento encobriu a calçada e uma parte do estacionamento de uma concessionária.
Rio Sorocaba
Segundo a Prefeitura, o nível do rio Sorocaba também está elevado, com aproximadamente um metro acima do normal, e a vazão da represa de Itupararanga era de 18m³/s. A situação demanda atenção do Poder Público, uma vez que há previsão de chuvas para os próximos dias, podendo causar transbordamento do rio.
“A Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), destaca as medidas preventivas que a população pode adotar para se proteger, em caso de ocorrência de chuvas fortes, como é comum acontecer durante esta época de verão. As recomendações têm o objetivo de evitar situações e incidentes que poderiam decorrer desses eventos”, destacou. (Wilma Antunes)