Sorocaba terá Serviço de Acolhimento Terapêutico inédito no Estado

As pessoas serão atendidas em três unidades em Sorocaba, três casas nas quais passarão igualmente por três diferentes estágios

Por Cruzeiro do Sul

Sorocaba será a cidade pioneira na implantação do Projeto Casas Terapêuticas, um novo Serviço de Acolhimento Terapêutico estadual, voltado ao tratamento de pessoas dependentes químicas e em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito ontem (14) ao prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior.

As pessoas serão atendidas em três unidades em Sorocaba, três casas nas quais passarão igualmente por três diferentes estágios: acolhimento, tratamento e acompanhamento, durante um prazo de até dois anos. Para entrar em funcionamento, o programa prevê que o município realize um chamamento público para a escolha de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com capacidade comprovada para administrar o espaço.

O programa também prevê, após o estágio inicial de acolhimento, um período de 60 dias, em que a pessoa acolhida receberá uma bolsa-auxílio e, ainda, apoio e orientação para ingressar no mercado de trabalho, sob o acompanhamento da equipe terapêutica.

Será um programa que vai oferecer cuidado e tratamento de pessoas que, sem o auxílio do Poder Público, muitas vezes, não teriam a menor chance de se recuperar.

“Estamos adotando uma visão muito humanizada, conforme orienta o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o objetivo de oferecer dignidade e uma nova oportunidade de vida para pessoas que, hoje, vivem nas ruas”, conclui o secretário estadual de Desenvolvimento Social. (Da Redação)