Fome é tema da Campanha da Fraternidade, que começa nesta quarta (22)

Emergência sobre o assunto faz CNBB abordar questão pela terceira vez

Por Cruzeiro do Sul

Campanha da Fraternidade marca início do tempo Quaresma, celebrado pela Igreja Católica

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta quarta-feira (22), a Campanha da Fraternidade 2023. Este ano, o tema abordado é “Fraternidade e Fome”, e o lema bíblico foi extraído de Mateus: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.

Segundo a CNBB -- que reúne os bispos católicos do Brasil -- a emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a instituição assumisse a realização de uma campanha dando destaque ao problema e, assim, fomentar ações para minimizar os impactos da fome no país.

“No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década”, ressalta.

A cerimônia de lançamento da campanha terá início às 9h, com a Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília. A cerimônia será presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, e concelebrada pelos padres assessores da entidade.

Na sequência, às 10h, dom Joel e o assessor do setor de campanhas, padre Jean Poul Hansen, farão a acolhida e saudação no auditório Dom Helder Câmara, também, na sede da CNBB.

Na programação, estão previstas a apresentação de um vídeo com práticas solidárias da Igreja no Brasil no enfrentamento à fome, bem como a apresentação da mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2023.

O evento será transmitido, ao vivo, pelas emissoras de televisão de inspiração católica. A Santa Missa, que ocorre às 9h, será transmitida pela Rede Vida. Já a cerimônia de lançamento, às 10h, contará com a transmissão das tevês Rede Vida, Pai Eterno, Horizonte, Evangelizar, Nazaré e Imaculada.

A Rede Vida gerará o sinal limpo das transmissões para as demais emissoras. Todos os momentos também poderão ser acompanhados pelas redes sociais da CNBB: YouTube, Facebook e Twitter.

A campanha

A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica desde 1964 e a cada ano um tema diferente é abordado com o objetivo de transformação social. Segundo a CNBB, a ação nasceu por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade das pessoas.

No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja católica celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associados à reflexão e ação sobre um tema específico.

Gesto concreto

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2023, a coleta será realizada no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). (Da Redação com informações da CNBB).