Saae inicia construção de bacia de contenção no Jd. Maria do Carmo
Depois de pronto, dispositivo deverá evitar futuras inundações nas moradias e vias da região do Parque das Águas
Um Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) começou a ser construído no Jardim Maria do Carmo, região do Parque das Águas. As obras foram iniciadas pelo Saae Sorocaba na quarta-feira (22). De acordo com a Prefeitura, o projeto inclui um sistema composto por dique de contenção de rede de bombeamento para proteger o local contra alagamentos decorrentes do transbordamento do rio Sorocaba. A previsão é de que a obra seja concluída em até nove meses.
Segundo o diretor do Saae, Tiago Suckow, o sistema irá operar como um piscinão. “A iniciativa vai conduzir todo o escoamento da água de chuva para esse reservatório, e, a partir dele, a água será bombeada de volta para o rio Sorocaba”.
A bacia de contenção está sendo construída em uma área pública de 12 mil metros quadrados, localizada junto às ruas João Gabriel Mendes e Ingrácia Angrisani Gomes, vias que sofreram com enchentes nos últimos meses. O reservatório terá cerca de um metro e meio de profundidade e capacidade para armazenar 9,6 mil metros cúbicos.
O projeto também contempla um dique de um metro e meio de altura, contornando o bairro, no trecho a partir da rua Arthur Bernardes, margeando a avenida Dom Aguirre até o Parque das Águas. Assim como um sistema composto por quatro bombas, com capacidade de lançar 120 litros por segundo de água armazenada no RDC de volta para o rio Sorocaba.
O Saae Sorocaba informou que vai instalar um sistema de comporta para bloquear a água que vem do rio para as galerias, o que tem gerado o alagamento da rua João Gabriel Mendes, mesmo sem fortes chuvas. “Estamos fabricando na nossa usinagem um protótipo que será testado e, se o resultado for positivo, faremos um sistema automatizado e definitivo”, disse Tiago Suckow.
Segundo a Prefeitura, a medida é um complemento e irá operar de forma semelhante a bacia já existente no Jardim Abaeté, junto ao Parque das Águas. O Parque das Águas todo, aliás, funciona como uma bacia de contenção, em períodos de chuvas intensas, armazenando a água que transborda do rio Sorocaba, assim como aquela que, por ventura, extravase do Reservatório de Detenção de Cheias atual.
Desassoreamento
Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura anunciou o início da nova fase de ampliação das obras de desassoreamento do rio Sorocaba, em parceria com o governo estadual, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que gerencia o Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica -- Rios Vivos. Uma escavadeira e três caminhões já estão na cidade. Hoje (24), está prevista a chegada de duas grandes dragas. (Da Redação)