'Operação Morumbi' coíbe tráfico de drogas em Votorantim

Durante a ação, os policiais prenderam quatro homens e apreenderam dois adolescentes, de 13 e 15 anos

Por Virginia Kleinhappel Valio

Operação Morumbi foi realizada na manhã desta sexta-feira (24), em Votorantim, para coibir o tráfico de drogas no Parque Morumbi

A Polícia Civil de Votorantim deflagrou na manhã desta sexta-feira (24) a "Operação Morumbi", com o objetivo de cumprir seis mandados de busca em uma comunidade do Parque Morumbi, próximo ao Shopping Iguatemi. Durante a ação contra o tráfico de drogas, os policiais prenderam quatro homens e apreenderam dois adolescentes, de 13 e 15 anos.

Segundo o delegado Oscar Garcia Machado Júnior, a operação começou em 2022: "A investigação deu início justamente para o combate do tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio na cidade de Votorantim, afinal, o tráfico de drogas não deixa de ser um crime que fomenta o furto e o roubo, porque essas pessoas acabam trocando os objetos furtados ou roubados por drogas, nesses locais de venda".

Ele explica que o trabalho já vinha sendo realizado no Parque Morumbi, em outras prisões pontuais pelo mesmo crime. "Hoje fechamos o cerco e fomos buscar outros envolvidos no mesmo lugar onde fazíamos as prisões pontuais. Conseguimos prender quatro, mas já tiramos de circulação um grande número de pessoas envolvidas".

Os mandados de busca foram cumpridos em moradias da comunidade, das quais a Polícia Civil sabia que eram ocupadas por pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. "Conseguimos apreender várias porções maconha, crack e cocaína, uma planta de maconha, um simulacro de arma de fogo e também telefones celulares, que serão verificados para que a gente consiga mais provas a respeito destes crimes que estão sendo investigados", disse o delegado.

De acordo com a Polícia Civil, os quatro presos já tinham passagem por tráfico de drogas e podem ter ligação com organizações criminosas. "Acreditamos que esse grupo que foi preso hoje esteja envolvido com outras pessoas "acima" deles, que fazem o fornecimento de droga para o local. É uma organização voltada ao tráfico e que usa a favela como ponto de venda".

Ainda durante a operação, a Polícia Civil apreendeu -- também no Parque Morumbi -- dois adolescentes. "Eles foram encontrados na favela e são usados pelo tráfico para a prática do crime. Eles foram apreendidos, entregues aos responsáveis e responderão junto à Vara da Infância e da Juventude." Já os quatro homens estão presos temporariamente e responderão pelo crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Se condenados, a pena pode chegar a até 15 anos de prisão (tráfico de drogas) e de 3 a 10 anos de prisão (associação ao tráfico).

Mandado de prisão temporária

Ainda na manhã desta sexta-feira (24), a Polícia Civil de Votorantim cumpriu um mandado de prisão temporária contra uma mulher -- natural de Salto de Pirapora -- foragida da Justiça. Ela estava em um condomínio de prédios no Jardim São Lucas.

O cumprimento do mandado foi realizado pelos policiais civis, em apoio a uma operação que está em andamento em Salto de Pirapora. De acordo com o delegado, a mulher era procurada por tentativa de latrocínio. "Realizamos essa prisão com o apoio da delegacia de Salto de Pirapora e da Guarda Municipal de Votorantim. O inquérito ainda está correndo. Não tenho muita informação a respeito dele". (Virgínia Kleinhappel Valio)