Cachoeira da Chave fará parte de parque municipal em Votorantim
A área da Cachoeira da Chave, localizada na Vila Amorim, em Votorantim, será transformada em um Parque Municipal. É o que afirmou a prefeita Fabíola Alves em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul. O edital de contratação para execução das obras foi aberto em 23 de janeiro e, neste mês, foi escolhida a empresa vencedora. O processo está na fase de assinatura do contrato e a revitalização deve ser iniciada nas próximas semanas.
De acordo com a prefeita, para fazer as modificações necessárias, um projeto foi elaborado e apresentado ao Governo do Estado, que liberou o recurso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Assim, o primeiro passo para a criação do documento foi conversar com os moradores que utilizam a área e identificar as necessidades da população. O novo parque terá pista de caminhada, iluminação e área gourmet, além de equipamentos de esporte e lazer.
Outro ponto destacado por Fabíola é a segurança. O local deverá ter controle de entrada e saída, com horário de abertura e fechamento, além do monitoramento da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Apesar das mudanças, a pretensão é que a gratuidade seja mantida. “É um local de bastante visitação, não gostaria de cobrar para ter acesso, mas acredito que um controle a gente vá fazer. Um videomonitoramento também, para que seja um local de lazer e não de insegurança, como está atualmente”, diz a prefeita.
Para fomentar a economia da cidade, a prefeitura deseja abrir ainda um edital para a contratação de empresas para operar na praça de alimentação. “Sempre damos preferência para pessoas de Votorantim explorar o comércio. Então, provavelmente, terá um edital para poder acomodar essa situação e, essas pessoas, também, acabam auxiliando na manutenção e no funcionamento do parque”, explica Fabíola.
Anos de espera
Essa não é a primeira vez que a administração pública de Votorantim faz um projeto de transformação da Cachoeira da Chave em um parque municipal. No setor de licitações do site da Prefeitura é possível consultar editais abertos em anos anteriores. Em 2015, foi publicado um convite para a “contratação de empresa especializada para elaboração de projeto para implantação do parque”, com a determinação do prefeito da época, Erinaldo Alves da Silva. Já em maio de 2016, o edital para a tomada de preços foi divulgado com estimativa de R$ 412.554,65 mil para a execução das obras.
De acordo com a atual administração, “o projeto foi finalizado na gestão Erinaldo, inclusive com a ordem de serviço emitida. Mas quando a gestão posterior assumiu, o processo foi paralisado e modificado, fazendo com que os trâmites, começassem do zero. Infelizmente o projeto refeito pela gestão passada não contemplou o que a população almejava, que era realmente um parque. Hoje o novo projeto é diferenciado e, com certeza, o votorantinense sentirá orgulho, pois será um grande atrativo para toda região”, diz a prefeita.
A reportagem do Cruzeiro do Sul entrou em contato com a gestão anterior, assumida pelo prefeito Fernando de Oliveira, porém, não teve retorno.
Abandono
A Cachoeira da Chave é uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, frequentada por moradores da região, principalmente aos fins de semana. Porém, o local, cercado por árvores e contemplado por uma bela paisagem natural, está abandonado.
Em janeiro último o Cruzeiro do Sul mostrou em uma reportagem que a cachoeira sofre com a falta de cuidados. Na ocasião, havia muita sujeira, como copos plásticos, embalagens de cerveja, papéis de sorvetes, garrafa pet, isopor e garrafas de vidros espalhados.
Turistas que visitam a cachoeira relatam que o local é bonito, porém, precisa passar por melhorias. “É necessário fazer uma manutenção. A higiene está precária, vejo muito lixo. Precisa colocar cestas e, de preferência, fechar a entrada para ter um controle de quem entra”, disse Eliana Lopes de Lima, na época.
O mesmo problema já havia sido alvo de reclamações anteriores ao jornal. Em 25 de setembro de 2021, Luiz Cláudio Aires, na Carta ao Leitor, disse que a situação da Cachoeira da Chave “era um verdadeiro descaso por não ter policiamento e nem guarda-vidas na área”. Atualmente, a cachoeira tem apenas uma placa indicando “risco de afogamento”. (Vanessa Ferranti)