Prefeitura revitaliza dezenas de escolas e constrói 14 unidades
De acordo com a prefeitura, serão ofertadas mais de duas mil novas vagas para alunos na rede municipal
As aulas na rede municipal de ensino de Sorocaba tiveram início há menos de um mês e o reencontro com os professores e colegas não foi a única novidade para os mais de 62 mil alunos, nesse retorno às atividade escolares.
Desde o recesso de fim de ano, em dezembro do ano passado, a Secretaria da Educação (Sedu) está realizando uma série de serviços de revitalização e manutenção nas escolas da rede, atendendo às necessidades elencadas pela direção de cada uma das unidades.
Entre as demandas listadas, estão sendo atendidos pleitos antigos da comunidade escolar. A E.M. João Francisco Rosa, na Vila Angélica, zona norte, por exemplo, contará, em breve, com uma quadra esportiva.
“Em pouco tempo, os alunos já poderão utilizar essa nova área da escola, extremamente importante para o desenvolvimento global dos alunos”, afirma o prefeito Rodrigo Manga, durante visita recente feita à escola, acompanhado do secretário da Educação, professor Márcio Carrara.
Novas unidades
Novas unidades em construção também vão atender à demanda crescente por vagas na cidade, especialmente na etapa creche. É o caso do novo Centro de Educação Infantil (CEI) que está sendo construído no Jardim Novo Horizonte, na rua Dr. Carlos Castilho Cabral. O local escolhido toma o lugar de um prédio que estava em situação de abandono e sendo depredado há muitos anos.
Esta é uma das 12 novas creches que já estão sendo construídas neste ano, além de outras duas escolas de ensino fundamental, também com construção em andamento. Assim, até o fim de 2023, Sorocaba contará com mais 14 unidades escolares, que vêm a somar com as 176 já existentes no município.
O resultado do investimento será a oferta de mais de duas mil novas vagas para alunos na rede municipal de ensino, além das adequações nas unidades atuais, que vão resultar em mais conforto, qualidade e eficiência para toda a comunidade escolar.
Manutenção
Paralelamente às construções de novas escolas, levantamento feito pela Sedu demonstrou que a maioria das unidades carecia de serviços de manutenção. “Agora, o objetivo do atual governo é colocar tudo em ordem, realizando todas as manutenções necessárias, desde o recesso do fim do ano passado. Nesse momento, inclusive, há ações simultâneas de manutenção e reparo sendo feitas em quase duas dezenas de escolas”, aponta o secretário da Sedu.
As ações fazem parte do programa “Escola Linda de Verdade”, criado pela atual gestão com recursos advindos de um contrato de manutenção e reparos, no valor total de R$ 70 milhões, para atender a todas as unidades escolares do município que necessitarem.
Atualmente, há 18 escolas com trabalhos sendo feitos, ao mesmo tempo, que vão desde reparos nas redes elétrica e hidráulica, serviços de pintura, troca de pisos, pintura interna e externa, entre outros. A prioridade tem sido sanar as demandas mais antigas das escolas da rede. (Da Redação, com informações da Secom)