Saae investiga suspeita de contaminação de água na região do Alto da Boa Vista

Autarquia informa que coletou amostras de água fornecida para abastecimento público nessa região e que primeiros resultados descartam contaminação

Por Ana Claudia Martins

BIE - Banco de Imagens Externas da Agência Senado. Com risco de escassez de água, parlamentares propõem combate ao desperdício. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2013 foi aprovado no primeiro semestre pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e aguarda deliberação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Saae Sorocaba está investigando uma suspeita de contaminação de água na região do Alto da Boa Vista, em Sorocaba. Nos últimos dias, vários moradores da região relataram sintomas típicos de virose ou intoxicação alimentar como náuseas, vômitos e diarreia.

Moradores de condomínios do Alto da Boa Vista têm trocado mensagens a respeito em grupos de aplicativos de mensagens. Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informou nesta segunda-feira (6) que o Saae Sorocaba está investigando o caso, e que a autarquia coletou amostras de água para abastecimento público nessa região da cidade, ou seja, Alto da Boa Vista, neste domingo (5), e que os primeiros resultados não constataram contaminação microbiológica.

O Saae Sorocaba informa que os reservatórios que abastecem à região seguem todos os parâmetros dentro dos padrões de potabilidade, assim como o monitoramento das Estações de Tratamento de Água (ETAs). “Apesar disso, para que quaisquer suspeitas possam ser sanadas, os testes prosseguirão com as amostras coletadas, para variações mais detalhadas, sendo que outras ainda serão providenciadas, assim como será dada continuidade ao rastreamento nas redes de distribuição”, ressalta.

A Prefeitura de Sorocaba informa ainda que a Secretaria da Saúde, até o momento, não registrou aumento no número de casos de gastroenterite na rede municipal. E que o Saae se coloca à disposição dos moradores pelos canais de atendimento. O contato é pelos telefones 0800-770-1195, e (15) 3224-5800, além do e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br ou, ainda, presencialmente nos postos nas Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Saae/Sorocaba, que fica no Pátio Cianê Shopping.

Universidade emitiu comunicado de alerta

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp Sorocaba, também emitiu comunicado para alertar os estudantes do câmpus da cidade depois que alguns relataram os mesmos sintomas, como náuseas, vômito e diarreia.

No comunicado oficial da Unesp Sorocaba, a universidade informa que outras instituições na região do Alto da Boa Vista também tiveram pessoas com os mesmos sintomas, “o que leva a acreditar que pode ser uma contaminação de água na região”, diz trecho do comunicado da Unesp Sorocaba.

No comunicado, a Unesp informa ainda que em contato com o Saae Sorocaba obteve uma informação de que a autarquia já está investigando o caso e que em breve terá um parecer. “Em paralelo, faremos a testagem da água no câmpus e teremos um resultado em breve. Enquanto tal situação não seja esclarecida, recomendamos a todos que procurem consumir água mineral nos próximos dias, seja no câmpus ou se residirem em bairros adjacentes”, informa a direção da Unesp Sorocaba. (Da Redação)