Saae encontra alteração na água do Alto da Boa Vista

Rompimento da rede pode ser causa de virose apresentada por moradores

Por Ana Claudia Martins

Equipe do Saae retornou ontem à rua Vinte e Oito de Outubro para orientar a população e substituir água dos reservatórios

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba encontrou alterações na qualidade da água distribuída em trechos do Alto da Boa Vista que podem justificar os sintomas de virose apresentados desde a semana passada por alguns moradores daquela região. A autarquia não tratou a questão como contaminação, mas reconheceu o problema. Em resposta a questionamentos do Cruzeiro do Sul, a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura (Secom) informou, na noite de ontem (8), que, “após concluir análise detalhada das amostras de água coletadas na região do Jardim do Paço, o Saae identificou desconformidade (alteração) de forma isolada em algumas delas, no ponto final da rede de distribuição que atende ao bairro”.

A nota enviada ao jornal ressaltou que “o trecho foi imediatamente contido pela autarquia e os índices, após providências preventivas e corretivas, já retornaram todos à normalidade”. Conforme o Saae, a falha, “possivelmente, é decorrente de rompimento acidental de rede subterrânea durante obra, identificado no último dia 3 de março”. Ainda conforme a autarquia, a ruptura da tubulação teria sido sanada de imediato. Apesar do acidente, o Saae afirmou que “em todos os demais pontos do bairro, os índices de potabilidade permanecem integralmente dentro dos parâmetros”.

O documento envidado à Redação destacou ainda que amostras da água distribuída para a região do Alto da Boa Vista têm sido coletadas desde domingo (5) e que os primeiros testes não identificaram alterações. “Inclusive, os reservatórios que abastecem essa região apresentaram todos os parâmetros de potabilidade em conformidade, assim como os monitoramentos das Estações de Tratamento de Água (ETAs)”, acrescentou.

Como já havia informado anteriormente, o Saae repetiu que, “como medida preventiva, antes mesmo da conclusão dos resultados finais das amostras, providenciou a limpeza da rede de distribuição, por meio de descargas em pontos da tubulação, e a substituição da água dos reservatórios no bairro”. A autarquia disse, também, ter efetuado a lavagem e desinfecção de caixas d’água em estabelecimentos públicos e particulares nessa localidade que recebem maior fluxo de pessoas, sem custo algum aos usuários.

O jornal apurou que uma equipe do Saae esteve ontem (8), novamente, em alguns dos locais na rua Vinte Oito de Outubro, no Jardim do Paço, onde várias pessoas apresentaram náusea, vômito e diarreia. Segundo um funcionário de um cartório de registro de imóveis que funciona no local, um representante da autarquia solicitou a substituição da água dos reservatórios e orientou moradores e pessoas que trabalham naquele bairro a consumirem água mineral pelo menos até sexta-feira (10).

A autarquia se coloca à disposição dos moradores pelos canais de atendimento. O contato é pelos telefones 0800-770-1195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800, além do e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br ou, ainda, presencialmente nos postos nas Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Saae/Sorocaba, que fica no Pátio Cianê Shopping. (Da Redação)