Três homens são presos por participação em sequestro de vereador
Em 3 de junho de 2022, José Alexandre Pierroni e sua esposa foram surpreendidos pelos criminosos quando saíam de sua residência
A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (9) três homens que participaram do sequestro do vereador de São Roque, José Alexandre Pierroni, e de sua esposa, em 3 de junho de 2022. A operação, batizada 'Pacem Fero' (Eu trarei a paz), foi deflagrada pela Polícia Civil de São Roque, Araçariguama, Mairinque e Ibiúna, com o apoio da Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba. Segundo a Polícia Civil, os três foram reconhecidos pelas vítimas.
Na ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, sendo dois de prisão temporária e um para localização do telefone celular em Carapicuíba e outros dois em São Bernardo do Campo, visando a recuperação do outro aparelho celular, além das prisões temporárias por 30 dias dos três identificados.
De acordo com a Polícia Civil, após o registro da ocorrência, o trabalho de investigação teve início com uma série de diligências. Os policiais identificaram os veículos utilizados e na sequência, chegaram aos beneficiários financeiros. Um deles foi preso na operação desta quinta-feira (9) e é apontado como o criminoso que ficou a maior parte do tempo com as vítimas no cativeiro.
Um dos celulares, subtraídos no dia do crime, começou a ser utilizado por uma mulher, namorada de outro envolvido, reconhecido como o homem que dirigiu o automóvel das vítimas da residência até o cativeiro. Essa pessoa, que possui extensa ficha criminal, foi presa um mês depois do ocorrido, por tráfico de drogas em Carapicuíba (SP).
Já o outro celular estava sendo usado pelo integrante mais violento do bando que, inclusive, agrediu as vítimas com tapas. Esse integrante foi preso em flagrante, meses depois, pelo crime de roubo com utilização de arma de fogo e restrição da liberdade da vítima, conforme histórico de boletim de ocorrência registrado em Osasco (SP). Na ocasião, foi dado cumprimento a mandado de prisão que estava em aberto por estupro.
Agora, as investigações continuam com o objetivo de identificar os outros participantes do sequestro. Segundo o delegado de São Roque, Marcelo Sampaio Pontes, durante coletiva ao lado do delegado José Humberto Urban Filho, da Seccional de Sorocaba, os três presos pela Operação "Pacem Fero" responderão por roubo qualificado e associação criminosa. Ainda de acordo com ele, não há informações de que os indivíduos façam parte de uma organização criminosa.
Relembre o caso
À época, cinco criminosos chegaram na casa do vereador em três veículos: VW Kombi, Renault Saveiro e Honda Civic. O casal foi rendido por voltam das 6h30, quando saíam de casa. Enquanto parte do grupo estava dentro da casa, os demais mantinham os veículos em movimento pelas ruas próximas do imóvel.
Os criminosos levaram televisão, joias, celulares, notebook e R$ 37.300 -- em transferências via Pix -- e os dois veículos que estavam no imóvel. Na sequência, saíram com o casal no carro da família. As duas filhas, que estavam dormindo durante a invasão, ficaram no local.
A polícia foi acionada pela prestadora de serviços da residência. Ao chegar por volta das 8h, ela tocou a campainha, mas quando não foi atendida, ligou para o celular do vereador. A esposa de José Alexandre Pierroni atendeu, segundo o depoimento da funcionária, com a voz "embargada", pedindo que ela entrasse na residência pela clínica que fica atrás do imóvel e cuidasse das duas crianças. Ela notou que algo estava errado e entrou em contato com a polícia.
Por volta das 13h do mesmo dia o casal foi liberado em uma zona rural de Itapevi. Os dois veículos roubados pelos criminosos foram localizados no dia seguinte, também em Itapevi. (Da redação, com informações da Polícia Civil)