Semana da Água começa dia 18 e tem programação especial

Por Cruzeiro do Sul

Parque do Campolim terá atividade especial para observação de pássaros

Atividades de educação ambiental gratuitas voltadas a pessoas de todas as idades marcarão a programação da Semana da Água, que começa dia 18. A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba e é feita em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba, ambos celebrados em 22 de março.

Promovidas por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, as ações visam sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso consciente, qualidade das águas do rio Sorocaba e a conservação dos mananciais.

“Elaboramos as atividades, com o objetivo de promover a sensibilização sobre esse recurso natural essencial, que é a água, e sobre o rio Sorocaba. Convidamos todos para que participem conosco e prestigiem nossas ações”, declara o secretário da Sema, Thiago Santoro.

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

Programação

A programação da Semana da Água tem início no dia 18 de março, com duas atividades: o encontro mensal do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), que ocorrerá no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e a tradicional Caminhada Ecológica, às margens do Rio Sorocaba.

No encontro do Coaves Kids, crianças de 6 a 12 anos de idade poderão participar de uma “passarinhada”, a partir das 8h. Na área de preservação permanente do parque do Campolim, onde há o curso d’água, elas conhecerão a biodiversidade de aves presentes e que também ocorrem no rio Sorocaba. A atividade conta com a parceria do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves).

Também no parque do Campolim, a Sema realizará, das 8h30 às 11h30, a exposição “Biodiversidade de aves do Rio Sorocaba”, com aves taxidermizadas (“empalhadas) e ninhos, com a mediação da equipe de Educação Ambiental da Sema e das crianças do Coaves Kids e seus familiares. Sorocaba abriga, aproximadamente, 300 espécies de aves e, no parque do Campolim, é possível encontrar cerca de 100 espécies, como a lavadeira-mascarada, garça, socó, biguá, martim-pescador, bem-te-vi, entre outras.

Não é necessária inscrição prévia e o ideal é que as crianças usem roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche para o piquenique. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sorocaba.sema@gmail.com.

Já, na Caminhada Ecológica, os servidores do Saae/Sorocaba e da Sema, ao lado de demais pessoas interessadas, participarão, a partir das 9h, de um mutirão de limpeza entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, recolhendo todos os resíduos descartados irregularmente às margens do rio. A ação visa sensibilizar as pessoas sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos nesse trecho urbano do manancial.

No dia 21 de março, das 10h às 14h, a equipe de Educação Ambiental da Sema estará no Espaço Ambiental do Pátio Cianê Shopping, com a exposição “Biodiversidade do Rio Sorocaba”. O intuito é sensibilizar a população acerca da importância da conservação dos recursos hídricos da cidade e da fauna, além de apresentar o caminho das águas do rio que perpassa a cidade de Sorocaba.

Também no dia 21 de março, às 9h, a Sema e a Associação Nova Geração realizarão mais uma edição do “Clubinho do Refúgio”, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, localizado no Jardim Europa.

Plantio de árvores

No dia 22 de março, às 9h, será realizado o plantio de 400 mudas de espécies arbóreas na área pública localizada na rua Indalécio Simões Pires, s/n, no Jardim Santa Madre Paulina, com a participação de alunos das escolas E.E. “Prof.ª Wanda Costa Daher” e E.M. “Prof.ª Ana Cecília Falcato Prado Fontes”.

A Sema e o Saae/Sorocaba também promoverão, nos dias 23 e 24 de março, às 9h, visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, abertas aos universitários. No dia 23, a atividade ocorrerá na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e contará com uma palestra sobre o funcionamento do sistema. Já, no dia 24 de março, a visita será na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1 e também contará com palestra informativa.

A formação, organizada pela educação ambiental do Saae/Sorocaba, vai gerar certificados para a contagem de horas complementares aos estudantes. Para participar, os universitários deverão se inscrever, nos dias 13 e 14 de março, pelo e-mail: easorocabasp@gmail.com, enviando nome completo, RG e telefone. As confirmações serão respondidas, também via e-mail, no dia 15 de março. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)