Com posse de 94 parlamentares, Alesp dá início à nova Legislatura
Deputado André do Prado (PL) foi eleito presidente do Parlamento paulista com 89 votos
A cerimônia de posse dos 94 deputados estaduais eleitos foi realizada ontem (15) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), dando início oficialmente aos trabalhos na Casa. A atual legislatura bateu um recorde de representatividade feminina, contando com 25 mulheres, o que representa um aumento de 31,57% em relação à legislatura anterior, que contava com 19 deputadas. Outro fato relevante é que 32 parlamentares, um terço do total, assumem mandato pela primeira vez.
Seis parlamentares da região de Sorocaba foram empossados: Carlos Cezar (PL), Danilo Balas (PL), Maria Lúcia Amary (PSDB), Mônica Seixas (Psol), Rodrigo Moraes (PL) e Vitão do Cachorrão (Republicanos). A sessão solene preparatória dos trabalhos foi realizada no Plenário Juscelino Kubistchek, na sede da Alesp, e todos os deputados prestaram o compromisso com o mandato.
Durante a cerimônia, Mônica Seixas defendeu a não privatização da Sabesp. Rodrigo Moraes prestou juramento na companhia do filho Raphael, que repetiu a frase do pai. Já Vitão do Cachorrão reforçou o orgulho que sente de ter vindo da periferia. Maria Lúcia, Danilo Balas e Carlos Cezar fizeram o juramento de posse sem nenhuma manifestação.
Reeleitos
Dos parlamentares da composição do Legislativo paulista, 55 foram reeleitos. São 42 deputados e 13 deputadas reconduzidos ao cargo. Danilo Balas e Mônica Seixas estão no segundo mandato, enquanto Carlos Cezar está no quarto e Maria Lúcia Amary, no sexto. Rodrigo Moraes é um dos recordistas na Casa, com sete mandatos.
Novato
Vitão do Cachorrão é o único deputado de primeira viagem da região. Ele foi vereador na Câmara de Sorocaba por dois mandatos: 2016/2020 e 2021/2023. O parlamentar, que recebeu mais de 56 mil votos nas eleições do ano passado, renunciou o cargo no Legislativo municipal dois anos antes de seu término para assumir a cadeira na Alesp.
Novo presidente
Eleito com 89 votos, o deputado André do Prado (PL) é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e comandará o maior parlamento estadual da América Latina pelos próximos dois anos. A nova Mesa Diretora, eleita durante sessão realizada logo após a posse, é composta também pelo 1º secretário, deputado Teonilio Barba (PT), e pelo 2º secretário, deputado Rogério Nogueira (PSDB). André do Prado venceu Carlos Giannazi (Psol). Além dos votos do próprio partido, que é a maior bancada da Alesp, Prado contou com apoio de PT e PSDB.