Secretário Derrite se reúne com forças de segurança em Sorocaba

Encontro promoveu a integração entre as equipes; secretário também apresentou os resultados operacionais do setor na região

Por Vanessa Ferranti

Encontrou contou com a presença de representantes das polícias Civil e Militar

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, esteve na manhã desta sexta-feira (17) no Departamento de Polícia Judiciária Interior 7 (Deinter 7), em Sorocaba, para se reunir com as polícias Civil e Militar. O principal motivo do encontro foi promover a integração entre as equipes e apresentar os resultados operacionais do setor na região. Também estiveram presentes na reunião o diretor do Deinter 7, Wilson Negrão, o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, além de outros comandantes da PM, delegados do Departamento e seccionais de Sorocaba, Avaré, Botucatu, Itapetininga e Itapeva.

Em coletiva de imprensa, Derrite informou que irá percorrer com a iniciativa em todo o Estado de São Paulo. “Nós vamos viajar por todas as macrorregiões, os Deinters, junto com os CPIs, procurando passar as diretrizes, os alinhamentos e pegar o feedback dos resultados, os indicadores criminais”, ressaltou.

De acordo com o secretário, os primeiros meses de 2023 foi focado na produtividade operacional. Em janeiro, em todo o Estado, cerca de 15 mil pessoas foram presas. Já na região de Sorocaba foram mais de 1,3 mil detidos. “Temos a plena convicção que o aumento da produtividade, como o número de pessoas presas em flagrante, vai reduzir o número de indicadores criminais”, declarou Derrite.

Outro ponto abordado foi em relação ao aumento do efetivo de policiais nas ruas das cidades, após uma das maiores defasagens de profissionais da área dos últimos anos. “Nós temos uma reunião para tratar do andamento do plano emergencial de recomposição do efetivo, tanto da Polícia Militar, quanto da Polícia Civil. Nós já temos concurso em andamento, provavelmente, vamos fazer concomitância
do concurso, mas, o processo, por si só, entre lançamento de edital, as fases, até colocar o policial efetivamente na rua, não é da noite para o dia. Mas é prioridade para gente recompor o efetivo”.

Mudanças

As obras para mudanças das sedes de alguns departamentos da polícia em Sorocaba também entraram em pauta nesta sexta-feira. Um deles é o prédio do Instituto Médico Legal (IML). Atualmente, o local está instalado no Jardim Eltonville, região do Jardim América. Conforme publicado pelo Cruzeiro do Sul em agosto de 2021, o imóvel estaria com instalações inadequadas. O secretário Derrite declarou que teve uma reunião com o superintendente da Polícia Técnico-Científica e, atualmente, ocorre as tratativas da escolha do terreno. “Isso vai ser uma prioridade, porque sabemos da situação das instalações da base do IML de Sorocaba, que é uma realidade, infelizmente, no Estado de São Paulo. Além do efetivo, vamos melhorar as instalações de forma geral”.

Questionado, também, sobre a implantação do Palácio da Polícia Civil -- um complexo que abrigará diversas delegacias -- Derrite informou que irá colaborar para colocar o projeto em prática. “Eu soube hoje que isso avançou. Da nossa parte, o que tiver que fazer para ajudar com estrutura e colocar isso como prioridade, podem ter certeza que será um grande orgulho poder ajudar a sair do papel esse tão esperado Palácio da Polícia Civil”. O projeto foi anunciado em agosto de 2021 e deverá ser implantado no prédio onde funcionava o Escritório de Defesa Agropecuária, localizado na Vila Independência.