Outono começa nesta segunda-feira, 20 de março

A estação segue até 21 de junho e é uma transição entre o verão quente e o inverno frio e seco

Por Cruzeiro do Sul

Outono começa nesta segunda-feira (20) e termina em 21 de junho

O verão chega ao fim nesta segunda-feira (20) e dá início ao outono, a partir das 18h25. A estação segue até 21 de junho é uma transição entre o verão quente e o inverno frio e seco. No decorrer dos dias, os períodos de sol ficam mais curtos e as noites mais longas. Já não temos mais presença da La Niña, que teve seu fim em fevereiro deste ano. A princípio, a estação deverá contar com a neutralidade climática de maneira geral.

Na segunda-feira (20) -- primeiro dia da estação -- o céu ficará encoberto por nuvens e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os termômetros ficam entre 19C e 31C. A previsão se mantém para terça-feira (21), em mais um dia quente, com máxima de 32C e queda da temperatura no final do dia. A mínima será de 17C.

Neste outono, as frentes frias devem ser fracas a moderadas e costeiras no começo do Outono e mais fortes e continentais no final da estação em parte da região Sudeste. Segundo o Climatempo, o Sudeste do país terá chuva dentro da sua climatologia, ou seja entre 100 e 400mm, na média.

Ainda de acordo com o Climatempo, em abril a chuva ficará levemente acima da média em São Paulo, mas bem menores os acumulados se comparados com o mês de março de 2023.Na primeira quinzena de abril de 2023 a chuva será ainda típica de verão, com pancadas isoladas e fortes, mas na segunda quinzena do mês já começa a ter a influência da passagem de frentes frias, que também podem trazer chuva forte. Além disso, pelo Sudeste, as temperaturas já começam ser típicas do Outono e com temperaturas que caem mais à noite sobre a segunda quinzena de abril.

Em maio a chuva já fica abaixo da média em todo o Estado. Entre maio e junho haverá uma forte frente fria, que chegará pelo Centro-Oeste e parte do Sudeste, além de outra frente fria mais forte em meados de junho, segundo alguns modelos meteorológicos. Vale destacar ainda que, durante o Outono, é possível observar as primeiras formações de fenômenos adversos, como nevoeiros na região Sudeste. (Da redação, com informações do Climatempo)