Ações marcam o Dia Mundial da Água e do rio Sorocaba
Atividades de conscientização e de educação ambiental têm como público-alvo crianças, jovens e adultos
O Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba são comemorados hoje (22) e, para marcar a data, será realizado o plantio de 400 mudas em uma área na zona norte da cidade. A atividade é parte do calendário especial montado pela Prefeitura com várias ações de educação ambiental. As atividades são promovidas, desde sábado (18) pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba) durante a Semana da Água. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, assim como chamar atenção para a necessidade do uso consciente e a conservação dos mananciais.
No sábado foram realizadas duas atividades. A primeira foi o encontro mensal do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, onde crianças de 6 a 12 anos participaram de uma “passarinhada”. Na área de preservação permanente do parque do Campolim, onde há o curso d’água, elas conheceram a biodiversidade de aves presentes no local. A outra ação foi a tradicional “Caminhada Ecológica” realizada entre a praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no jardim Abaeté. Aproximadamente 30 pessoas, entre servidores da Sema e do Saae Sorocaba, bem como jovens voluntários, crianças, pais e responsáveis, participaram da ação de Educação Ambiental. Foram coletados mais de 40 sacos de 100 litros de materiais descartados irregularmente no trecho concorrido.
A equipe de Educação Ambiental da Sema realizou ontem (21) a exposição “Biodiversidade do Rio Sorocaba” no Espaço Ambiental do Pátio Cianê Shopping para sensibilizar a população acerca da importância da conservação dos recursos hídricos da cidade e da fauna, além de apresentar o caminho das águas do rio que perpassa a cidade de Sorocaba. Também ontem, a Sema e a Associação Nova Geração realizaram mais uma edição do Clubinho do Refúgio, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, no Jardim Europa. A atividade reuniu crianças de 4 a 6 anos que participam da Associação Nova Geração. A ação promoveu a conexão com a natureza e mostrou a importância da sua conservação.
Ação de hoje
Hoje (22), às 9h, será realizado o plantio de 400 mudas de espécies arbóreas em uma área pública localizada na rua Indalécio Simões Pires, no Jardim Santa Madre Paulina, zona norte da cidade. A ação contará com a participação de alunos das escolas E.E. Prof.ª Wanda Costa Daher e E.M. Prof.ª Ana Cecília Falcato Prado Fontes. A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a proteção da Área de Preservação Permanente (APP), bem como sensibilizar os participantes para a importância das áreas verdes urbanas e das matas ciliares para a conservação de rios e incentivar a prática da cidadania, com a participação ativa da comunidade.
O projeto “Rio vai à Escola” é uma ação desenvolvida pelas equipes de Educação Ambiental da Sema e do Saae Sorocaba e tem o intuito de apresentar a biodiversidade do rio Sorocaba e sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da conservação dos recursos hídricos da cidade. Uma ação do projeto será realizada no dia 30, às 8h30, no Centro de Educação Infantil (CEI-11) Dona Tercilla Freire, no Jardim Belmejo.
Outras atividades
A Sema e o Saae Sorocaba promoverão, hoje (22) e amanhã (23), às 9h, visitas abertas de universitários às Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Hoje, a atividade ocorrerá na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e contará com uma palestra sobre o funcionamento do sistema. Já a ação que será realizada amanhã contará com uma palestra informativa e a visita será na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1. A ação é organizada pela educação ambiental do Saae Sorocaba e deve gerar certificados para a contagem de horas complementares aos estudantes.
No programa “Água Viva”, escolas conhecem como a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado funciona e como a água tratada chega até os usuários. Nos três primeiros dias de março, por meio desse programa, a autarquia recepcionou cerca de 100 alunos dos cursos de Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo -- campus Sorocaba --, para palestra e visitação à ETA Cerrado. Cerca de 40 alunos do 3º ano do ensino médio com habilitação profissional em Química da Etec Rubens de Faria e Souza participaram do programa “Água Viva”.
O “Revivágua” também oferece visita monitorada à Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE-S1. Os participantes conhecem todo o processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado em Sorocaba, além do processo de despoluição do rio Sorocaba. No primeiro sábado de março, cerca de 30 alunos do curso técnico de Meio Ambiente do Senac foram recepcionados pelo programa na ETE-S1. As comunidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Aparecidinha, Brigadeiro Tobias e Cajuru participaram dos programas “Água Viva” e “Revivágua”. (Da Redação)