Pequenos comércios cresceram mais de 18% no ano passado
Número passou de 21.523 em 2021 para 25.512 no ano passado
O número de pequenos negócios comerciais em Sorocaba cresceu 18,53% em 2022, na comparação com o ano anterior. Segundo dados do mapa de empresas do governo federal, o total era de 21.523 em 2021 e subiu para 25.512 no ano passado. Ou seja, quase 3.989 novos pequenos negócios foram criados. Somente no primeiro bimestre deste ano já são mais 667, totalizando 26.179.
E os números continuam aumentando: até fevereiro de 2023, o total de pequenos negócios do comércio na cidade totaliza 26.179. Conforme dados do Sebrae-SP, com base em números do Ministério do Trabalho, até o final de 2021, os pequenos negócios eram responsáveis por 30.073 empregos no município de Sorocaba.
Em praticamente todas as regiões da cidade, os pequenos comércios se espalham pelas principais avenidas dos bairros. Na zona norte, por exemplo, que é a mais populosa, os comerciantes costumam atender clientes da própria região. Além das principais avenidas, como Itavuvu, Ipanema e Edward Fru-Fru Marciano da Silva, os pequenos negócios se instalam em ruas movimentadas dentro do bairros, como na Antônio Piantore, no Jardim São Guilherme.
Principais segmentos
De acordo com levantamento do Sebrae-SP, na cidade, atualmente, a maior parte dos pequenos comércios é do segmento varejista de artigos do vestuário e acessórios, totalizando 4.362. Em segundo lugar, são os serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores: 1.920. Na sequência, aparecem os comércios varejistas de bebidas (1.076); de mercadorias em geral (960), com predominância de produtos alimentícios, como minimercados, mercearias e armazéns; e de produtos diversos (939).
Já em relação aos segmentos que mais tiveram aberturas de pequenos negócios do comércio em Sorocaba em 2023 e no ano passado são: artigos do vestuário e acessórios (2.150), de bebidas (689), serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores (459), de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (454), de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (minimercados, mercearias e armazéns) com 391 pequenos negócios.
Para atrair clientes
Por conta da concorrência, o analista do Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Eduardo Flud, opina que os proprietários de pequenos comércios podem e devem usar estratégias e ações para atrair, conquistar e manter clientes, a chamada técnica “ACM”. “Uma das ações mais importantes, inclusive para os comércios nos bairros, é fazer e utilizar as informações do cadastro de clientes. É uma ferramenta essencial para aplicar estratégias para fidelizar a clientela”, destacou.
Donos de pequenos negócios na rua Antônio Piantore, no Jardim São Guilherme, usam promoções e o chamado “cartão de fidelidade” para manter os clientes. É o que afirmam a proprietária de um petshop e os donos de uma mercearia do bairro. Ambos abriram as pequenas empresas há pouco mais de três anos na mesma rua.
Isabela Magalhães, 21 anos, conta que o cliente que possui o cartão fidelidade do petshop ganha uma saco de ração a cada 10 comprados no local. “Os clientes que trazem com frequência seus animais para os serviços de banho e tosa também ganham desconto”, explicou. Ela disse ainda que quase toda clientela do petshop é da região, mas que atende o pet de uma cliente de Porto Feliz. “O cachorro dela gosta muito de tomar banho aqui no meu petshop, então, ela traz o pet praticamente toda semana”, ressalta.
José Pedro Israel da Silva e Camilo César da Silva administram juntos o pequeno comércio focado em hortifrutis e ovos. Eles contam que oferecem o cartão fidelidade para a compra da bandeja de ovos, com 30 unidades. “Após comprar 10 bandejas, o cliente ganha uma igual”, destacou José Pedro. Ele disse ainda que as promoções, principalmente aos finais de semana, são um atrativo para os clientes. “No começo, o movimento era fraco. Com as promoções conseguimos trazer mais clientes e melhorou bem”, afirmou.
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba possui diversos cursos e treinamentos -- vários gratuitos -- para quem quer empreender ou já possui o próprio negócio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-0270 (opção 4) ou pessoalmente na avenida São Paulo, 1.182, de segunda a sexta (horário comercial).
A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) também dá dicas e cursos para os comerciantes. “Aproveitar datas comemorativas para realizar promoções; equipe de vendas treinada para oferecer outros produtos que possam ser agregados à venda; a loja deve comunicar-se com seu cliente enviando ofertas por e-mail, whatsApp ou outros canais digitais; também deve ser considerado investir em entregas delivery, afinal a pandemia consolidou este hábito entre os consumidores pela praticidade”, ressalta.
A entidade disponibiliza cursos do projeto Desenvolve Acso e Desenvolve Day, que todos os meses trazem temas desafiadores para o dia a dia dos negócios e que contam com especialistas para agregar conhecimento e exemplos práticos. Atualmente as inscrições estão abertas para o curso de Lucratividade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003. (Ana Claudia Martins)