População cobra da prefeitura solução para buracos em Sorocaba
Comentários em publicação do prefeito nas redes sociais apontam problemas em todas as regiões
Reclamações de buracos em ruas e avenidas de Sorocaba se tornaram frequentes. Após as chuvas dos últimos meses -- aliada ao tráfego constante de caminhões e ônibus --, alguns buracos se transformaram em verdadeiras crateras. Para solucionar o problema, a Prefeitura de Sorocaba iniciou nesta semana uma megaoperação tapa-buraco. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga na terça-feira (21), em sua rede social.
Segundo Manga, o trabalho é “ininterrupto, com 1.400 toneladas de massa asfáltica e envolvendo várias equipes espalhadas pelos bairros, fazendo a manutenção dos pontos danificados pelas fortes chuvas. Em paralelo, seguimos com nossas obras de recapeamento e de melhoria por toda a cidade”.
A publicação do prefeito gerou inúmeros comentários de munícipes, relatando ruas que precisam ser incluídas na megaoperação da prefeitura. Uma delas é a rua Olinda Luz Marthe, localizada no Jardim Deolinda Guerra, zona oeste da cidade. Nas redes sociais do prefeito, são quatro reclamações apenas sobre esta rua.
A reportagem esteve no local e confirmou o relato dos munícipes. São quatro buracos na mesma via. Três deles estão tão próximos que a única alternativa para o motorista desviar é dirigir na contramão. “Rua Olinda Luz Marthe, próximo ao Ceasa, precisa urgente. Tem três buracos enormes que vão causar acidente logo, pois os carros precisam entrar na contramão para desviar”, relatou um munícipe na publicação do prefeito.
Outro munícipe comentou: “Dê uma atenção especial para o bairro Deolinda Guerra. Tem crateras no bairro maiores do que as da Lua. Ajuda os moradores lá”. Outro apelou: “Por favor, prefeito, já faz mais de três meses que publiquei aqui te marcando sobre os buracos no Jardim Deolinda Guerra, próximo ao Ceagesp e do hospital Unimed, e nada foi feito”.
Um dos buracos da rua Olinda Luz Marthe está em frente à empresa onde trabalha o mecânico Edinei Samuel Camargo, 32 anos. Ele contou que a rua ficou assim por causa dos muitos caminhões que passam pela via e também devido à chuva. “Ninguém ainda apareceu para arrumar. Esses dias, uma Fiorino carregada de cerveja caiu no buraco e abriu a porta traseira. Caiu muita bebida na rua. Já vi moto cair no buraco também”, mencionou.
Ainda na zona oeste, quem acessa o Parque Santa Isabel ou Central Parque pela pista marginal direita da rodovia Raposo Tavares -- acesso à rua Heitor Cury -- se depara com um buraco logo na entrada do bairro. Devido à velocidade que muitos motoristas acessam a rua, cair com o veículo no buraco não é uma tarefa impossível.
Asfalto “afundando”
Do outro lado de Sorocaba, na Vila Astúrias, zona leste, o problema se repete. A rua Lourenço Correia foi recapeada, mas apenas até a altura do número 65 da via. “Eles fizeram o recapeamento há poucos meses, mas somente em metade da rua. Aqui passa a linha de ônibus Jardim Conceição/Vila Astúrias. Com as chuvas e o ônibus passando todo dia, começou a afundar o asfalto”, disse Claudinei Ramos, 57 anos, morador do bairro.
O autônomo Marcos Roberto Alves, 32 anos, alugou um imóvel na mesma via e disse que já postou nas redes sociais a situação do asfalto: “Daqui a pouco não entro mais na casa. Eu tive que usar uma enxada e mexer na rua para conseguir entrar no imóvel. Um vereador veio falar comigo, mas não adiantou nada. Todo o caminho do ônibus está assim. Deviam colocar um micro-ônibus para andar aqui, que é mais leve, até porque não tem tanta gente que usa o ônibus”.
Mais reclamações
Além das ruas citadas, outros locais também possuem buracos e geram reclamações na publicação do prefeito Rodrigo Manga. É o caso da avenida General Carneiro, na altura do cruzamento com a rua Joaquim Murtinho, sentido bairro. “Na General Carneiro, perto do posto 10, (o buraco) está enorme”, comentou um munícipe. Outro escreveu: “Na avenida General Carneiro tem três crateras”. A reportagem esteve na avenida. Um vídeo de menos de 15 segundos gravado no local mostra dois veículos caindo no “buraco”. Como ele está na faixa do meio da avenida, fica difícil desviar com outros veículos ao lado.
Um munícipe pediu que a operação tapa-buraco chegue ao Jardim Novo Mundo: “Prefeito, o Jd. Novo Mundo está horrível de passar! Da uma olhadinha lá por favor”. Outra pessoa solicitou atenção à zona leste: “A zona leste está lastimável, Jardim Gonçalves, Gutierres, Parque Três Meninos, Vila Haro, Vila Hortência, Jardim Prestes de Barros com pontos de crateras horríveis”.
Os munícipes pedem ajuda na zona norte também. “Precisa voltar aqui no São Bento. A equipe que fazia o recapeamento sumiu e as ruas estão em situação precária (rua Izabel Câmara Caliani). Bairro necessita de atenção!”, comentou. Uma moradora do bairro declarou: “Parque São Bento precisa muito. Manga, dá uma atenção próximo à igreja congregação”. Mais uma munícipe: “Manda vir no Jardim Califórnia e Jardim Sol Nascente. Tem cada cratera, inclusive onde passa o ônibus das linhas 55 e 68!”.
O que diz a Prefeitura
Questionada pelo Cruzeiro do Sul sobre quando as ruas e avenida mencionadas pela reportagem seriam atendidas pela megaoperação tapa-buraco, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), informou que “a maioria das ruas citadas já estava na programação da megaoperação de manutenção asfáltica e as restantes já foram igualmente incluídas na relação, a partir da solicitação dos moradores via reportagem, e todas elas serão atendidas o mais rapidamente possível”.
Ainda de acordo com a nota enviada ao jornal, muitas ruas e avenidas “estão sendo ou ainda serão recapeadas, por meio de recursos próprios, de outras esferas de governo, parcerias público-privadas ou emendas parlamentares”. (Virginia Kleinhappel Valio)