Cidade terá novo posto da Federal para emitir passaporte
Delegado Márcio Magno Carvalho Xavier assume oficialmente chefia da Polícia Federal em Sorocaba
O Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba, delegado Márcio Magno Carvalho Xavier, disse nesta sexta-feira (24), à tarde, que já recebeu autorização da Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, para ampliar o serviço de passaportes na cidade, que atualmente tem apenas um posto de atendimento para Sorocaba e região. A informação foi dada durante a cerimônia de posse de Márcio Magno Carvalho Xavier, em um hotel localizado na rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), em Sorocaba.
A cerimônia contou com a presença do Superintendente da Polícia Federal em São Paulo, delegado Rogério Giampaoli, além de autoridades das polícias Civil, Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), autoridades municipais e estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho (MPT), Receita Federal, entre outros, entre les o deputado estadual Danilo Balas (PL) e o promotor público Antônio Domingues Farto Neto.
O delegado Márcio Magno Carvalho Xavier disse que, durante sua permanência na Chefia da Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba, pretende aumentar o número de operações para o combate do tráfico de drogas, contrabando, comércio de cigarros eletrônicos, descaminho, crimes de pedofilia, tráfico de pessoas e, principalmente, desvio de recursos públicos.
Sobre a possibilidade da cidade ganhar, em breve, um segundo posto de atendimento ao público para a emissão de passaportes, Magno Xavier disse que está trabalhando nesta questão e que o processo já foi iniciado. “Já tive autorização do Superintendente da Polícia Federal em São Paulo, delegado Rogério Giampaoli, e estou dando continuidade ao processo licitatório para um novo posto na cidade”, disse. No entanto, não foi informado onde seria o novo posto.
Ainda de acordo com o delegado, a nova sede da Polícia Federal em Sorocaba, que foi anunciada ainda na gestão do delegado Giampaoli, está com o projeto executivo em fase final. “A partir daí, vamos começar o processo de licitação para a contratação da empresa que irá construir a nova sede da Polícia Federal em Sorocaba”, disse Magno Xavier.
O anúncio da nova sede da Polícia Federal foi feito pela própria corporação em setembro de 2021. Na ocasião a PF informou que o terreno foi doado para a União pela Prefeitura de Sorocaba, e que a obra seria custeada com recursos do Ministério da Justiça, no valor de R$ 16 milhões. O local fica no bairro Jardim Giverny, na avenida Adolpho Massaglia, próximo à sede da Secretaria da Fazenda do Estado. (Ana Claudia Martins)