Professores pedem convocação dos aprovados em concurso de Sorocaba

Profissionais protestaram e Prefeitura diz que fará novos chamamentos

Por Vanessa Ferranti

Grupo de professores fez protesto ontem, no Centro

Professores aprovados no último concurso público da Prefeitura de Sorocaba, realizado em 2020, protestaram na manhã de ontem (25) na praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba. Carregando cartazes, eles pedem à administração municipal que faça a convocação dos profissionais que passaram na prova para as vagas de Educação Básica I (PEB I). De acordo com os professores, atualmente, no site da Secretaria de Recursos Humanos, há um documento que consta 165 vagas disponíveis, especificamente para essa área. Porém, os profissionais não estariam sendo convocados. A Prefeitura, por sua vez, afirma que os chamamentos têm sido constantes, de acordo com a necessidade dos serviços, e publicados sempre no Jornal do Município e que em abril, haverá nova chamada para efetivação dos aprovados para os casos de reposições necessárias.

“Nós temos mais de cinco mil aprovados no último concurso, então, a nossa manifestação é que esses sejamos convocados, porque são quase quatro mil crianças sem professor efetivo”, conta a professora Ellen Cristina Santos da Silveira, de 35 anos. A profissional relata, ainda, que esses alunos têm aulas com professores eventuais que são trocados a cada 15 dias, prejudicando, assim, o aprendizado das crianças.

Lenna Nascimento Borges, professora também aprovada no concurso, disse que as profissionais tentam contato com a Prefeitura, porém, as dúvidas não são esclarecidas. “Respondem na tangente, falam que não é tudo isso de vaga, mas não disponibilizam outro dado oficial”, declara. As profissionais contam também que fizeram um levantamento com informações publicadas no Jornal do Município. “Nós queremos trabalhar, mas também estamos preocupados com essa situação. Têm cidades da região que eles chamam a cada vaga livre, eu, pessoalmente, acho que isso seria o mínimo, porque uma sala livre já são mais de 20 crianças lesadas, esperando a próxima chamada que nunca sabemos se vem mesmo”, finaliza Borges.

Município responde

Por meio de nota enviada à reportagem, as Secretarias da Educação (Sedu) e de Recursos Humanos (SERH) afirmam que “há muitos anos, não eram chamados tantos profissionais da educação”. Segundo a Sedu, o número apresentado pelos professores trata-se de cargos criados de PEB-I, isto é, para atendimento imediato da demanda educacional, como a abertura de novas salas de aula ou inauguração de unidades educacionais. “Portanto, apesar do edital 01/2020 ofertar, neste momento, 25 vagas para PEBs 1 e 2, já foram convocados mais de 390 PEB 1 e 81 PEB 2. E o concurso tem vigência até 2025, sendo que os chamamentos vão sendo feitos de acordo com a necessidade e com o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal do município. No momento, além de PEB 1 e PEB 2, os convocados são mais de 446 auxiliares de educação, 62 orientadores pedagógicos, 31 Vice-diretores, 82 Diretores, 71 inspetores de alunos, 136 secretários de escolas e 30 orientadores pedagógicos.” (Vanessa Ferranti)