PTS vai desenvolver tanque de hidrogênio para veículos

Empresa chinesa está disposta a auxiliar Sorocaba no desenvolvimento dessa tecnologia

Por Cruzeiro do Sul

Fachada do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

O Parque Tecnológico (PTS) deverá iniciar, ainda neste ano, o desenvolvimento de um projeto voltado à produção de tanques de hidrogênio da China para o abastecimento de veículos e máquinas agrícolas. Um passo importante para a concretização da proposta foi dado na segunda-feira (27), na China, durante uma reunião entre o presidente do PTS, Nelson Cancellara, e diretores de um dos maiores fabricantes de equipamentos para este setor.

A empresa chinesa está disposta a auxiliar Sorocaba no desenvolvimento dessa tecnologia no complexo do PTS, por meio da Resiplastic, empresa do ramo termoplástico. Ela se encontra em fase de instalação no PTS, em uma unidade de 8 mil m², para, juntamente com a parceira chinesa e o apoio de universidades locais, desenvolver a tecnologia dos tanques de hidrogênio no Brasil.

“Por questões de protocolo, ainda não podemos divulgar o nome do parceiro chinês, mas podemos afirmar que irá contribuir muito com o desenvolvimento dessa energia limpa no Parque Tecnológico de Sorocaba e com perspectivas de, no futuro, também se instalar em Sorocaba, gerando ainda mais investimentos, empregos e inovações”, ressalto Cacellara.

O Parque Tecnológico de Sorocaba integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, que engloba 13 centros em várias cidades. Reúne em suas instalações 40 empresas, seis laboratórios, 10 instituições de ensino superior e 37 startups conectadas aos programas de incubação. O PTS está localizado na avenida Itavuvu, 11.777, no Jardim Santa Cecília. (Da Redação, com informações da Secom)