Estudante pega faca de cozinha de escola em Sorocaba
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, o aluno pegou o utensílio após uma discussão com outro aluno, porém não tentou agredir outras pessoas
Atualizada às 21h34
Um estudante pegou uma faca na cozinha de uma escola estadual de Sorocaba após discutir com outro aluno. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), o garoto tentou se ferir com o objeto, porém, em nenhum momento tentou agredir outras pessoas. A direção, prontamente, interveio, afastou os outros alunos e chamou o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) para que o estudante em crise fosse atendido. Os pais dos dois alunos foram até a escola. A Polícia Militar também foi acionada e houve registro de boletim de ocorrência.
“‘A Seduc ressalta que as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados. Periodicamente, a equipe Conviva SP -- Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar - promove encontros formativos junto aos Coordenadores de Organização Escolar cujas pautas são voltadas à promoção da cultura da paz, à valorização da vida e à mediação de conflitos”, disse a pasta, em nota.
Pichação
Em outra unidade estadual de ensino, na região de Aparecidinha, na zona leste de Sorocaba, uma pichação no muro assustou alunos e pais ontem (30), pela manhã. A mensagem pichada foi escrita usando um tipo de código e por isso o seu significado não era compreensível. Algumas letras sugerem que a mensagem estaria relacionada com um suposto ataque.
A notícia do muro pichado começou a se espalhar em grupos de mensagens por aplicativo de alunos da escola e de moradores do bairro. Alguns pais ouvidos pelo Cruzeiro do Sul disseram que os filhos entraram em contato falando sobre a pichação e por isso foram buscá-los na escola.
Aline Granado foi até a escola em busca de informações e disse que não iria deixar o filho de 15 anos, que estuda no período da tarde, ir para a aula hoje. O filho de Aline não comentou sobre brigas recentes na escola. Ela acredita que a mensagem pichada no muro da escola pode ter sido uma brincadeira de mau gosto, principalmente por conta do ataque ocorrido na última segunda-feira (27) em uma escola estadual da capital paulista.
Maria Rocha também foi até a escola buscar a neta, após ela ter ligado para a família. “A gente fica com medo. Quando minha neta me ligou e contou do muro pichado eu vim pegar ela. Prefiro ela em casa. A gente não sabe o que significa, então, é melhor não arriscar”, disse.
Outro pai de aluno também acredita que o muro pichado foi uma brincadeira de mau gosto. “Infelizmente, têm pessoas que fazem isso por pura brincadeira e acabam causando pânico nos alunos e trazendo problemas para os pais”, disse.
Em nota, a Seduc informou que os alunos não foram dispensados das aulas e confirmou que uma pichação foi encontrada no muro externo da unidade de ensino e todas as medidas para garantir a segurança dos alunos foram tomadas. A Polícia Militar compareceu na escola e as aulas seguiram normalmente. A pichação seria apagada. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será inserido na Plataforma Conviva. (Da Redação)