Novos empreendimentos refletem no trânsito

Campolim, Alto da Boa Vista e a zona norte têm problemas de mobilidade. Prefeitura diz que investe em obras

Por Vanessa Ferranti

Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, é o mais novo centro de atração de negócios da cidade e tem recebido investimentos imobiliários -- com prédios de escritórios e até mesmo residenciais -- além de serviços de várias naturezas, o que acaba atraindo muita gente

Basta um rápido passeio pelas regiões do Parque Campolim e Alto da Boa Vista, em Sorocaba, para constatar o grande volume de empreendimentos imobiliários prontos e em construção. São condomínios, prédios comerciais, órgãos da administração pública entre outros. Porém, com a chegada de novos empreendimentos, o número de veículos nas vias também aumenta, o que gera um reflexo negativo no trânsito, principalmente em horários de pico.

As áreas onde o problema de trânsito é mais intenso são as avenidas Antônio Carlos Comitre, no Campolim, e os corredores das avenidas São Paulo, Sadrac Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, pois são vias sem alternativas de tráfego. Com isso, os motoristas demoram de 20 a 30 minutos em um percurso considerado curto.

O trânsito intenso no início das manhãs e fim das tardes também ocorre em outras regiões da cidade, como por exemplo nas avenidas Itavuvu e Ipanema, na zona norte, Centro, Dom Aguirre, além dos trajetos em direção aos bairros da zona leste e oeste do município, como a rua Coronel Nogueira Padilha e avenida General Carneiro.

Diante do crescimento do ramo imobiliário em Sorocaba, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), informou que busca, constantemente, atualizar a legislação vigente e as ferramentas de gestão, de modo a modernizar e adequar à nova realidade do município. Além disso, é utilizado o recurso de medidas mitigadoras, que são solicitadas para esses empreendimentos, neutralizando impactos que possam ser causados no local de construção.

Para o trânsito tenha maior fluidez, a Prefeitura informa que estão previstas mais de 30 obras de mobilidade urbana em todas as regiões da cidade, como parte do programa “Sorocaba Tem Pressa”. A administração municipal diz que pretende agilizar as obras já em andamento no município e iniciar novos projetos. Os investimentos totais contratados para isso podem chegar até US$ 126 milhões (R$ 637,5 milhões, aproximadamente) e ocorrem em parceria com a Corporação Andina de Fomento (CAF), Fonplata -- Banco de Desenvolvimento e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), além de parcerias com a iniciativa privada e emendas parlamentares.

Além disso, é feito o monitoramento permanente do sistema viário de toda a cidade, seja em via rede de vídeo on-line ou ação direta de agentes de trânsito nos locais. Alteração do tempo de abertura dos semáforos, mudança de sentido de tráfego em determinadas vias e abertura de passagem livre à direita, são, também, algumas entre outras intervenções rápidas realizadas pela Prefeitura.

As obras

Entre as obras em andamento, estão a ligação da avenida Mário Campolim com a rua Romeu do Nascimento; a duplicação da avenida Pereira da Fonseca e a pavimentação e ampliação da avenida General Motors, assim como das vias por onde circulam os ônibus que alimentam o BRT (Bus Rapid Transit).

Estão previstas, ainda, a pavimentação e duplicação de trecho da avenida Três de Março até a estrada da Serrinha; o prolongamento da avenida Fernando Stecca, com a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes; a segunda fase da obra da Marginal Itanguá, chegando até a avenida Luiz Mendes de Almeida; o acesso viário entre os bairros Wanel Ville IV e Jardim Villágio Torino, na zona oeste.

Serão realizadas também a ligação da rua Francisco Augusto, no Jardim São Guilherme, com a rua Alcindo Leite, no Jardim Paulista; o alteamento da avenida Quinze de Agosto; mini túnel na avenida Antônio Carlos Comitre, com a avenida Washington Luiz e Barão de Tatuí; macrodrenagem no Jardim Nilton Torres, além da construção da Marginal Direita do rio Sorocaba, entre a alameda Batatais e a rua Padre Madureira, atualmente em processo de licitação, dentre outras que contemplarão todas as regiões do município.

Alto da Boa Vista

Quanto ao cruzamento entre a rua Sadrac de Arruda e a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, a Semob informa que realiza o monitoramento do trânsito no local. Agentes atuam no local diariamente, sobretudo em horários de pico, com a liberação de acesso de “direita livre”, sem parada de semáforo, para garantir a melhor fluidez do tráfego. A Prefeitura ressalta, também, que já há estudos técnicos, inclusive, para elaboração de projeto que consiste em tornar permanente esse acesso preferencial.

Além disso, no Alto da Boa Vista, está em construção uma via que interligará a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e a avenida Três de Março, passando por trás do jornal Cruzeiro do Sul e do Ciesp, por meio de medida mitigadora, em parceria com a iniciativa privada.

Outra iniciativa prevista é a implantação da pista “direita livre” na rua 28 de Outubro, para acessar a avenida Carlos Reinaldo Mendes, em sentido à zona industrial, assim como a revitalização e a pavimentação da estrada Prof. Célia C. Marques Mendes, que liga a avenida Três de Março à avenida Bardella. Ainda, igualmente, deve ser realizada uma nova conexão entre a rua 28 de Outubro e a rua Frei Wilson Zanetti e outra, entre a rua Otilia Wey Pereira com a avenida Carlos Reinaldo Mendes. (Vanessa Ferranti)