Obras do viaduto da Américo Figueiredo terminam em agosto
Projeto prevê melhorias no trânsito da zona oeste
A construção do viaduto na avenida Américo Figueiredo -- zona oeste -- entrou na fase final e segue dentro do prazo. A informação é da Prefeitura de Sorocaba, que prevê a liberação do dispositivo ao trânsito no mês de agosto. O novo viaduto, iniciado em setembro de 2022, passa sobre o recém-inaugurado trecho inicial da Marginal do Córrego Itanguá. A estrutura terá 290 metros de extensão, 9,40 metros de largura, e quatro pistas de tráfego.
O viaduto é parte do primeiro trecho de implantação da avenida marginal ao córrego Itanguá, cujo trajeto inicial, ligando a avenida Adão Pereira de Camargo à avenida Américo Figueiredo, foi entregue em agosto do ano passado. O custo total é de aproximadamente R$ 10,9 milhões, viabilizado por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
A avenida marginal do Itanguá e o viaduto integram o Programa Sorocaba tem Pressa, lançado em 2021, com o objetivo de melhorar a mobilidade em toda a cidade. O andamento da obra é gerenciado e fiscalizado pela equipe do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), setor ligado à Secretaria de Administração (Sead).
A Secretaria de Mobilidade (Semob) participou do projeto e explica que o novo viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação a essa região da cidade, agilizando os deslocamentos na zona oeste. “Inclusive, vai melhorar o transporte coletivo, sobretudo no corredor Oeste do Sistema BRT. O acesso entre as avenidas Américo Figueiredo e Marginal do Córrego Itanguá ocorre pelas alças de acesso, na lateral do viaduto -- sentido aeroporto --, ou posterior ao viaduto -- sentido avenida Santa Cruz. Uma alça de acesso também dará vazão ao trânsito local, conectando a nova marginal à alameda dos Cravos.
O empreendimento é executado pela Jofege Pavimentação e Construção Ltda., contratada pela Prefeitura, por meio de licitação. (Da Redação)