Vacinação contra a gripe começa amanhã
Pela primeira vez o Ministério da Saúde (MS) não definiu calendário escalonado para o início da aplicação por grupos prioritários
A 25° campanha de vacinação contra a Influenza começa amanhã (10) em todo o País. Pela primeira vez o Ministério da Saúde (MS) não definiu calendário escalonado para o início da aplicação por grupos prioritários. De acordo com o governo federal, até 31 de maio, todas as pessoas consideradas do grupo de risco para a gripe podem procurar as unidades básicas de saúde para receber a vacina.
A expectativa do MS, nesta primeira fase, é aplicar a dose única em 90% do público-alvo, que são os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, indígenas, professores, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, profissionais de transporte coletivo rodoviário, portuários, força de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Entretanto, é necessário que cada pessoa comprove junto à unidade de saúde o pertencimento ao grupo prioritário, seja através de um vínculo empregatício ou um laudo médico, por exemplo.
“A vacina é importante justamente para prevenir que as pessoas adoeçam nos mais diferentes graus e intensidades. Em determinados grupos, como idosos, a gripe pode provocar problemas pulmonares e em algumas situações até a morte. Ela [vacina] é uma das principais maneiras de se contrair gripe”, explica o infectologista do Hospital Evangélico, Dr. Mário Morena.
Neste ano, a vacina utilizada na campanha contra a gripe no Sistema Único de Saúde (SUS) será a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. A dose contém uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria. “A influenza é administrada todos os anos porque há mudança na cepa do vírus e a cada nova campanha, a vacina tem essa atualização para proteger ainda mais a população”, complementa o médico.
Em Sorocaba
Em Sorocaba, a aplicação será realizada nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h, às segundas, quartas e sextas-feiras. Já as vacinas contra a Covid-19 estarão disponíveis apenas às terças e quintas-feiras.
Estão aptos a receber a dose contra a gripe todas as pessoas do grupo prioritário. Para tanto, em alguns casos, como comorbidade, professores, profissionais do transporte coletivo e rodoviário, entre outros, é necessário a comprovação do vínculo empregatício e levar à UBS um laudo médico, além de um documento com foto.
Na região
A população de Votorantim pode procurar qualquer unidade de saúde para se vacinar. No município, cada UBS segue um determinado horário de funcionamento.
Em Piedade, a vacinação será todos os dias, das 8h às 15h no Ambulatório Municipal -- Via Antônio Leite de Oliveira, 100, Paulas e Mendes -- e das 9h às 15h nas demais unidades básicas de saúde, localizados nos bairros Miguel Russo, Leites, Correas, Bateia, Godinhos, Vila Moraes e Sarapuí dos Luz.
A aplicação em Itu ocorrerá em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 (Jardim União) e a UBS 05 (Rancho Grande) permanecem abertas até às 19h. Em Mairique, o imunizante será aplicado das 8h as 15h em todas as unidades de saúde da rede municipal. (Thaís Marcolino)