Páscoa no Paço atrai milhares de famílias

De acordo com a Prefeitura, 60 mil pessoas participaram da festa, ontem à tarde; 30 mil ovos de chocolate foram distribuídos

Por Thaís Marcolino

De acordo com o prefeito Rodrigo manga, a festa foi uma maneira de aproximar a população dos poderes Executivo e Legislativo, além de proporcionar um dia de lazer

O tempo ameno em Sorocaba ajudou e mais de 60 mil pessoas - segundo levantamento da Prefeitura - comparecessem à primeira Festa de Páscoa, realizada no Paço Municipal, na tarde de ontem (8). Além de diversas atrações, ovo de Páscoa gratuito, as crianças aproveitaram para comer pipoca doce e salgada.

A festa começou com a apresentação dos “Coelhinhos da Páscoa”, que animou a todos. Também foi exibido um vídeo explicando o real significado da data católica. Em seguida, foi a vez da criançada -- e muitos pais -- aprenderem alguns passos de dança da plataforma de vídeo TikTok.

Mas, nesse meio tempo, outras atividades também aconteciam, como espetáculo de palhaçaria, pintura de rosto, produção de orelhinhas de coelho, badminton - jogo que se assemelha às regras do tênis, porém é utilizado peteca -, brinquedos infláveis e cama elástica, entre outros.

Ana Paula de Oliveira Souza levou o filho Yan, de 7 anos, para aproveitar a festa pela primeira vez e “amou” o espaço das damas. “Amamos jogos de tabuleiro e aproveitamos para jogar. A festa está bem legal e trazer meu filho foi ótimo, porque ajuda na parte de fazer amigos, de saber esperar etc. Pretendo vir em outras”, disse a auxiliar de farmácia de 29 anos.

Quem também aproveitou uma das oficinas de produção de orelhas de coelho foi a Alice Silva, de 9 anos. Ela foi com o pai à festa e “adorou”. “É muito legal vir aqui e aproveitar tudo que tem. Quero ir de novo no pula-pula”, comentou a pequena. “É uma realidade diferente que ela acaba tendo e sempre que ela pede para participar eu trago. Acho muito bom”, contou o metalúrgico Jorge Thiago Silva, de 37 anos, pai da Alice.

A Camila Correa foi com o marido Fabrício, o filho Anthony e a sobrinha Maria Eduarda e explicou que ver as crianças felizes não tem preço. “Trazemos mais por eles mesmo, é um divertimento diferente. Aqui tem a troca com as outras crianças, brincam bastante e a gente só conta para eles quando chegamos porque senão a ansiedade rola solta”, explicou a consultora de vendas.

“Na minha infância eu brincava muito, então trazer meu filho, por exemplo, é ter um resgate do que eu vivi e proporcionar a ele essa experiência tão legal e importante”, complementou Fabrício Correa.

Fora as atividades recreativas, cerca de 30 mil crianças receberam ovos de Páscoa que foram adquiridos por meio de doações, tanto da população quanto de empresas da cidade.

A última apresentação pascal foi o “Auto de Páscoa: Uma ceia para Jesus”, que trouxe a todos que compareceram um pouco do verdadeiro motivo para a existência da data. Mas a festa terminou com música sertaneja raíz, que proporcionou lembranças a muitas pessoas.

Para o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), a festa no Paço é uma maneira de aproximar a população dos poderes Executivo e Legislativo, além de proporcionar um dia de lazer. “Tem algumas pessoas que não têm essa oportunidade, então vêm aqui, brincam, dançam e se reúnem com a família. Isso é muito importante. Eu fico até emocionado”, disse. Secretários e vereadores também compareceram à festa. (Thaís Marcolino)