Procedimento realizado pela Santa Casa salva adolescente
Oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) reduziu gravidade do quadro e permitiu transferência da paciente para São Paulo
A Santa Casa de Sorocaba, em parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo, realizou, pela primeira vez, um procedimento de circulação extracorpórea, utilizando uma máquina chamada ECMO, que fornece suporte para o sistema respiratório e cardíaco. Graças ao procedimento, realizado no dia 6 de abril, foi possível salvar a vida de uma adolescente asmática, de 16 anos, que estava internada no hospital sorocabano em estado grave.
Segundo a médica intensivista Vivian Jaqueline Lima Leoneza, o procedimento realizado na Santa Casa é extremamente especializado e indicado nos casos em que não é possível aumentar o oxigênio no sangue do paciente mesmo oferecendo 100% nos ventiladores, como ocorreu com a adolescente.
“A paciente já estava internada no hospital e, pela gravidade do caso, não seria possível fazer a transferência dela para o Hospital das Clínicas, na capital, pois seria arriscado. Então, a equipe médica da Santa Casa foi até São Paulo e conseguiu a parceria que trouxe o equipamento para realizar a ECMO aqui na cidade”, afirma a médica.
Oxigenação externa
De acordo com Vivian, a máquina retira o sangue do paciente, coloca oxigênio nele e, em seguida, recoloca o sangue na pessoa. “Como a paciente de Sorocaba tinha uma quadro pulmonar muito grave, foi necessário realizar a ECMO, pois com o pulmão bastante comprometido, o órgão não consegue pegar o oxigênio e levar para os outros órgãos”, destaca.
A médica intensivista disse ainda que o sucesso do procedimento foi por conta da parceria inédita realizada entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializada em pneumologia do Hospital das Clínicas de São Paulo e a Santa Casa de Sorocaba. “Esta união entre as equipes dos dois hospitais foi capaz de mudar a evolução de um caso extremamente grave na nossa unidade”, comemora.
Vivian também citou o trabalho do médico intensivista Daniel Rogério, como membro da equipe que realizou o procedimento na Santa Casa de Sorocaba. “Dr. Daniel foi quem foi até o Hospital das Clínicas e tratou pessoalmente da parceria para que a máquina pudesse vir para Sorocaba e foi um sucesso o procedimento”, ressalta.
Ainda conforme a médica, depois da realização do procedimento a paciente foi transferida para o Hospital das Clínicas, onde continua internada, mas deverá ter alta em breve. “A adolescente é asmática desde criança e desta vez apresentou um quadro pulmonar bastante grave. Depois do procedimento ela já está bem melhor e logo deve deixar o hospital”, afirma.
O gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, parabenizou a equipe médica e de enfermagem que participou do procedimento. (Ana Claudia Martins)