Evento no Parque Tecnológico de Sorocaba discute cidades inteligentes
Fórum Sorocaba 2050 traz medidas e discussões acerca da aplicação da tecnologia em diversas áreas
A primeira edição do “Fórum Sorocaba 2050” teve início nesta segunda-feira (17) à noite, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e continua nesta terça-feira (18), a partir das 9h, com diversas palestras acerca do futuro e das aplicações tecnológicas nas mais distintas áreas. O evento tem como objetivo elaborar e discutir medidas para aplicar a tecnologia nas cidades e empresas de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) pelos próximos 27 anos. a abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.
“Criamos o Fórum para que possamos discutir um pouco sobre o que é uma cidade inteligente de fato. A proposta é levar para os gestores públicos a explicação de que cidade inteligente não é colocar só o wifi na praça, é muito mais do que isso. Além disso, o público que vier também pode ter a percepção de que os ensinamentos podem ser aplicados na vida de cada um, nas empresas, entre outras situações”, explicou o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
Empresários, estudantes, secretários municipais, vereadores e prefeitos da RMS também estiveram presentes na solenidade. “Eu gosto de falar que é ‘cidade inteli-gente”, porque é a cidade que cuida da sua gente, independente das inovações tecnológicas que se propõe, dos processos efetuados. Sorocaba tem caminhado muito bem e o Estado quer apoiar os municípios que queiram se desenvolver, trazendo inovações e tecnologias para as pessoas. Tanto a tecnologia quanto a inovação são importantes, desde que se ofereça qualidade de vida a elas”, afirmou o vice-governador Felício Ramuth.
“É um evento importante porque projeta a cidade. Ela, além de ser conhecida pelo comércio e a indústria, entra agora na era da tecnologia com o primeiro laboratório 4.0 aqui no parque, que está se igualando aos demais do Estado e isso é motivo de muita alegria”, complementou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos).
Na abertura do evento também houve a assinatura do decreto de lei de autoria do vereador Ítalo Moreira (PSC), que transforma a cidade em um ambiente de teste para novas tecnologias, como o Sandbox -- utilizado por programadores e desenvolvedores para testar novos programas, aplicativos e plataformas com segurança. Em seguida, o público presente pôde conferir a palestra de representantes do Instituto Áquila e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, realizadores do “Prêmio Band Cidade Excelentes”, que explicaram sobre a iniciativa.
Continua
Nesta terça-feira (18), no segundo e último dia do Fórum, o público em geral, seja entusiasta da tecnologia ou não, pode assistir palestras de maneira simultânea, apresentadas em três painéis diferentes: “Cidade Inteligente Governança”, “Mobilidade” e “Negócios”. Os conteúdos integram várias dimensões das cidades inteligentes, criativas, sustentáveis, humanizadas e inovadoras. As exposições serão feitas por especialistas, empreendedores e pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação, com mediação de profissionais e autoridades convidados. Todas as palestras são gratuitas.
Como parte do painel “Cidade Inteligente Governança”, serão debatidos mecanismos e normas de aferição de cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes, metodologia para construção de Planos Municipais de Smart Cities, entre outros. Já no painel “Mobilidade”, entre os assuntos abordados estarão os cases CEP Rural, Waze for Cities e BRT.
Por fim, no painel “Negócios”, serão abordados assuntos relacionados à economia circular, empreendedorismo e geração de emprego. No mesmo espaço também serão tratados temas da área da saúde, qualidade de vida, educação e energia e meio ambiente. Para se inscrever e conferir toda programação, basta acessar tinyurl.com/forumsorocaba2050. (Thaís Marcolino)