Vereadores aprovam projetos que criam datas alusivas à saúde
Vacinação e câncer infanto-juvenil terão ações para a conscientização
A Câmara de Sorocaba aprovou ontem (18), em segunda votação, dois projetos de lei do vereador João Donizeti (PSB), líder do Governo, que instituem datas comemorativas relacionadas à saúde. Um deles cria o Dia pela Valorização da Prática da Vacinação, em 17 de outubro, e o outro o Dia do Combate e Prevenção ao Câncer Infanto-Juvenil, em 15 de fevereiro. Ambos dependem da sanção do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) para virar lei.
O objetivo do primeiro projeto é conscientizar a população sobre a importância da imunização, especialmente diante da pandemia de Covid-19. O vereador lembra que as vacinas são as principais responsáveis pela prevenção e erradicação de diversas doenças, como a varíola e a poliomielite, e que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente 19 vacinas para proteger contra 20 doenças em diferentes faixas etárias, além de outras 10 vacinas para grupos com condições clínicas especiais. No entanto, ele alerta que a cobertura vacinal vem diminuindo no Brasil.
O segundo projeto visa expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, bem como aos sobreviventes e suas famílias. O vereador conta que a data foi criada em 2012 pela Childhood Cancer International (CCI) -- entidade que se ocupa internacionalmente do câncer infantil, com sede em Amsterdã, na Holanda, e presente em cerca de 90 países.
O vereador também apresenta dados alarmantes sobre o câncer infanto-juvenil. De acordo com a CCI, estima-se que, a cada ano, mais de 400 mil crianças e adolescentes com menos de 20 anos sejam diagnosticados com câncer. A cada três minutos, uma delas morre da doença. Além disso, aproximadamente oito em cada dez crianças com câncer vivem em países de renda baixa e média, onde a taxa de sobrevivência é de quase 20%.
Donizeti acrescenta que os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias (câncer dos tecidos produtores de sangue), linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores cerebrais. As causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas. (Wilma Antunes)