Frente fria derruba a temperatura nos próximos dias em Sorocaba
Massa de ar frio será a mais forte de 2023, até agora, e terá potencial para causar as mais baixas temperaturas do ano
A partir desta quarta-feira (19), a passagem de uma forte frente fria pelo Estado, seguida de uma massa de ar frio, vai derrubar as temperaturas na capital paulista e cidades do interior. Um alerta de declínio de temperatura -- entre 3°C e 5°C -- foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Sorocaba, e se estende até as 18h de sexta-feira (21).
Segundo o órgão federal, esta é a primeira frente fria continental que atingirá o Brasil neste ano. Enquanto as outras frentes passam pelo oceano e, após o contato com a umidade, perdem força na influência das temperaturas, a frente fria continental é seguida de uma massa de ar vinda do extremo sul da América do Sul, entrando no continente pela Argentina, sendo, portanto, mais intensa.
Esta massa de ar frio será a mais forte de 2023, até agora, e terá potencial para causar as mais baixas temperaturas do ano em em quase todas as capitais do Sudeste. O vento frio deve ser sentido mais no fim da tarde e à noite, fazendo a temperatura baixar rapidamente. Por isso, as menores temperaturas vão ocorrer durante a noite e não no amanhecer, como é o normal, aponta o Climatempo.
Entre hoje (19) e domingo (23), a chuva dá trégua na região. Nesta quinta-feira (20), os termômetros ficam entre 11°C e 24°C. O céu ficará encoberto por muitas nuvens e, de acordo com o Inmet, com nevoeiro. O mesmo ocorre na sexta-feira (21), no entanto, a mínima será de 10°C e a máxima de 24°C.
Para o final de semana, não há previsão de chuva e as temperaturas começam a subir gradativamente. No sábado (22), o dia será de muitas nuvens e termômetros entre 13°C e 26°C. No domingo (23), há possibilidade novamente de nevoeiro, a mínima será de 14°C e a máxima de 26°C. (Da redação)