Araçoiaba tem 100% das escolas municipais monitoradas por câmeras

O sistema é integrado com a central de câmeras da GCM e possui acompanhamento em tempo real

Por Virginia Kleinhappel Valio

As imagens são acompanhadas em tempo real pela GCM

Desde 2021, Araçoiaba da Serra conta com mais de 240 câmeras de videomonitoramento nas 24 escolas da rede municipal, com o objetivo de garantir a segurança não só dos cerca de 5.200 estudantes, mas também das centenas de professores e colaboradores. O sistema é integrado com a central de câmeras da GCM e possui acompanhamento em tempo real. São diversas telas com imagens Full HD, que identificam até mesmo um pequeno detalhe escrito em uma caixa, por meio do zoom. A cidade possui também duas escolas estaduais, com cerca de 1.200 alunos.

A instalação das câmeras em todas as escolas de Araçoiaba da Serra foi uma medida preventiva que o prefeito Dr. Quevedo (PSD) adotou na cidade antes mesmo dos últimos acontecimentos nas escolas do País. O contrato é de locação. “Como tem atualização de software, optamos pela locação, para não ficar defasado. É um investimento de R$ 1 milhão por ano”, explica o secretário de Relações Institucionais e Governo, Jair Ferreira Duarte Neto.

Os diretores responsáveis por cada unidade de ensino podem acessar as imagens, em tempo real, pelo próprio celular. Além das imagens, as escolas possuem as chamadas “linhas de segurança”. Elas aparecem nas telas da base da GCM em uma linha azul. Quando as unidades de ensino fecham os portões, essas linhas funcionam como um alarme. Qualquer pessoa que passe por essa linha, ativa o alarme -- e, então, uma viatura é enviada ao local. Alguns sinistros que ocorreram nas escolas foram solucionados devido ao sistema de videomonitoramento.

Outras ações do poder público foram implantadas para garantir um ambiente saudável nas escolas municipais. Uma delas é a criação do “Programa Mediação de Conflito Escolar”, para atuar em todas as escolas que atendem a etapa de Ensino Fundamental II. “Antes de mediar, ele vai prevenir. Vai estar atento a eventuais desentendimentos entre alunos e, caso haja algum conflito em potencial, ele vai mediar e ver o que está acontecendo”, explica o secretário.

O objetivo é promover nas escolas a “cultura de paz”, por meio da figura do mediador de conflitos, que terá papel fundamental para a melhoria do ambiente escolar, auxiliando na resolução pacífica de atritos e atuando como facilitador na comunicação.

“Esse programa existe na rede estadual, mas não se vê esse tipo de iniciativa nas redes municipais da região. É um profissional que está fora da sala para atuar diretamente nisso. Somos pioneiros na região”, comenta o Secretário da Educação, Fábio Valadão. A Rede Municipal de Educação conta também com psicólogo para atuar junto aos alunos e professores, com o intuito de antecipar e solucionar conflitos.

Outra medida adotada pela Prefeitura de Araçoiaba da Serra foi ampliar o investimento na Atividade Delegada, com o objetivo de aumentar o efetivo que atua no patrulhamento das escolas. Agora, a cidade conta com 16 policiais trabalhando para garantir a segurança em toda a rede de ensino.

Antecipação

Segundo o secretário Jair Ferreira Duarte Neto, várias das 10 medidas de segurança definidas durante reunião entre prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), na terça-feira (11), já estavam sendo aplicadas: “Dos 10 itens mencionados, muitos já tínhamos previsto. Antes mesmo da reunião, e sem saber o que seria deliberado lá, muitos já estamos atendendo.”

Ele conta que foi criada uma comissão, envolvendo membros das áreas de segurança pública, educação, do gabinete e o próprio prefeito para deliberar sobre o tema: “Esse grupo recebe sugestões da população e define o que pode ou não ser adotado. Também tem um grupo de contato das autoridades policiais diretamente com os diretores de escola para tornar mais rápida a comunicação.”

Questionado se a administração municipal vai se reunir com o Estado em busca de recursos, Jair ressalta que recursos sempre são necessários e que já está na agenda do Executivo um encontro, ainda nos próximos dias, com o secretário de Segurança Pública Estadual, Guilherme Derrite, quando algumas demandas serão pautadas.

O secretário comenta, também, o edital de chamamento público do Governo Federal, publicado em 11 de abril, do qual Araçoiaba da Serra irá responder e pedir o teto máximo, de R$ 1 milhão. Se aprovado o projeto, o recurso será investido em viaturas exclusivas para ronda escolar, botão do pânico, contratação de mais psicólogos e assistentes sociais, treinamento de professores, avaliação de vulnerabilidade das escolas, revisão e elaboração de um plano de contingência nas escolas e evacuação, criação da operação delegada municipal e regulamentação da ronda escolar via decreto. (Virginia Kleinhappel Valio)