GCM adere à plataforma nacional de segurança

Por Cruzeiro do Sul

Equipe passou por treinamento para atuar no sistema

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba aderiu ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública - Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad). Esta é uma plataforma integrada do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), com informações sobre registro de crimes e ocorrências, com possibilidades de consulta de veículos e pessoas em todo o território nacional. A informação foi publicada pela Prefeitura e a efetiva implantação do sistema na cidade começa amanhã (24)

A plataforma é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, que também permite a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos municipais, estaduais e federais. Por meio dessa ferramenta, é possível fazer a gestão de recursos, reduzindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de otimizar o planejamento operacional.

“A implantação é gratuita, mediante convênio já assinado pelo prefeito Rodrigo Manga, em Brasília. Essa ferramenta fortalecerá a segurança no município, assim como dará mais agilidade ao atendimento e despacho de viaturas em ocorrências via fone 153, da GCM, e 199, da Defesa Civil, inclusive para atuar em conjunto com outras secretarias municipais. Tudo estará informatizado”, aponta o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

Ou seja, essa nova solução oferece um controle em tempo real das equipes disponíveis ao atendimento nas ruas, visualizações dos incidentes on-line, em mapa, sistemas de monitoramento de viaturas e de autenticação de usuários. O processo nacional de implantação do Sinesp-Cad foi iniciado em outubro de 2022.

Amanhã (24), terá início a efetiva implantação do sistema em Sorocaba, sob a supervisão de representantes do Ministério da Justiça, que estarão acompanhando o procedimento na Sesu.

Porém, na última semana, já ocorreu a capacitação de sete GCMs, para serem multiplicadores de conhecimentos sobre a operacionalização do Sinesp-Cad, ficando responsáveis, também, pela gestão e manutenção do sistema. No momento, essa equipe está encarregada de fazer a capacitação de outros 30 guardas que atuam no Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI) da GCM, para operar o sistema. O treinamento ocorre na sede da Sesu.