Em Sorocaba, 9 mil beneficiários do Bolsa Família precisam se recadastrar
Quem não atualizar os dados do CadÚnico dentro do prazo poderá ser suspenso do principal programa
Cerca de 9 mil beneficiários do novo Bolsa Família cadastrados em Sorocaba a partir de junho do ano passado têm até o próximo dia 30 de junho para fazer o recadastramento. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), quem não atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico) dentro do prazo poderá ser suspenso do principal programa voltado à transferência de renda do País.
A Secretaria da Cidadania de Sorocaba (Secid) iniciou uma série de ações para alertar a população sobre a necessidade de cumprir as exigências do governo federal, auxiliar nesse processo e garantir que quem tem direito ao benefício continue a recebê-lo. Quem já teve o cartão de recebimento com o aviso de bloqueio deve procurar a unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próxima de sua residência.
O MDS divulgou, neste mês de abril, que um total de 1,2 milhão de cadastros, em todo o Brasil, estão nessa situação. Em Sorocaba, esse número foi de aproximadamente 11 mil famílias, em especial as chamadas unipessoais, que são aquelas formadas por uma única pessoa. No entanto, uma parte delas já se recadastrou. Restam para fazer o procedimento pouco mais de 9 mil pessoas. São essas que devem procurar o Cras o mais brevemente possível, para evitar a suspensão de pagamentos.
Além de estar de portas abertas para responder prontamente a essa demanda, ao mesmo tempo a Secid também programou uma série de ações combinadas à busca ativa dessas famílias. “A busca ativa inclui a ligação telefônica para quem precisa efetuar o recadastro, sendo que a equipe oferece todas as informações a esse respeito. Quando necessário, também é feita a visita domiciliar por profissionais da nossa equipe, devidamente identificados com o crachá funcional da Prefeitura”, esclarece o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
Também estão programadas visitas a vários bairros, além da realização de mutirões com esse propósito. Após o recadastramento e para garantir o acesso ao benefício federal, é importante a população estar ciente de que os beneficiados com o Bolsa Família precisam atender a alguns critérios, como manter a frequência escolar, no caso de famílias com crianças ou adolescentes em idade escolar, e a pesagem periódica de crianças e mulheres. Devem passar pela pesagem crianças, de zero a sete anos, e mulheres, de 14 a 44 anos.
“É importante alertar, ainda, que o bloqueio para recebimento do benefício federal, neste momento, não significa o corte definitivo do mesmo. O desligamento somente poderá acontecer nos casos em que for constatada alguma irregularidade, observando o que determina a lei, ou não seja feito o recadastramento, como está sendo solicitado”, conclui o secretário da Secid.
A Secid está preparando ações de busca ativa em vários bairros da cidade, onde equipes dos Cras estarão presentes para atender a população e providenciar o recadastramento de pessoas ou famílias que estejam com cartão do benefício bloqueado ou com alguma dificuldade para o recadastro.
Confira, a seguir, a programação dessas ações:
- 26 de abril (quarta-feira), das 9h às 12h - Vila União (entrada em frente ao terminal de ônibus do Vitória Régia);
- 27 de abril (quinta-feira), das 9h às 12h - Chácara do Lima (rua Penha Donolla de Barros, s/n, no Jd. dos Eucaliptos);
- 28 de abril (sexta-feira), das 9h às 12h - Projeto Buscando a Paz (avenida Ataliba Pontes, 283, Parque das Paineiras);
- 29 de abril (sábado), das 9h às 12h - Jd. Cauane (em frente à rua Eugênia de Oliveira Cirne, 958, na região do Lopes de Oliveira, próximo à linha do trem). (Da Redação, com informações da Secom)