Pastoral da Pessoa Idosa é furtada e tem prejuízo de mais de R$15 mil

Em quatro anos, esse é o 12° furto sofrido pela entidade

Por Thaís Marcolino

Quando os voluntários chegaram observaram vários cômodos revirados

A Pastoral da Pessoa Idosa, localizada no Éden, em Sorocaba, foi furtada na madrugada desta quarta-feira (26). Com isso, as atividades realizadas no espaço tiveram que ser adaptadas e apenas algumas, como o Bazar -- que ajuda na manutenção da entidade --, segue funcionando normalmente. Este, inclusive, é o 12° furto em quatro anos.

De acordo com a organização, quando os voluntários chegaram ao local, por volta das 6h, observaram que a porta e a janela estava com sinais de arrombamento e ao entrarem, diversos cômodos da chácara estava revirado. A Polícia Militar foi chamada e um boletim de ocorrência registrado.

O prejuízo deve ultrapassar os R$15 mil. Entre os itens levados pelos assaltantes estão camas, vaso sanitário, tachos utilizados na produção de doces, panelas, máquina de lavar, fogões elétrico e cooktop, microondas, mantimentos (café, açucar e arroz), utensílios de cozinha, banho e artesanato, entre outros.

Hoje, cerca de 60 idosos participam das atividades no local. "A sensação é de vazio, de impotência, porque cuidados e planejamos as coisas com muito carinho e do nada eles arrombam e levam quase tudo. Mas apesar da tristeza, sabemos que não podemos desanimar, por isso nos uniremos ainda mais e pediremos a Deus ajuda para continuar com a nossa missa para com os idosos", relatou Laudenir Jandoza, voluntária e esposa do coordenador da Pastoral, Antônio Luiz Jandoza.

Na tentativa de reaver o prejuízo, a entidade pensa em vender lanches de pernil para a comunidade. Para tanto, uma reunião entre os voluntários deve ser feita em breve para decidir a ação. Enquanto isso, quem quiser ajudar ou saber mais do trabalho feito, pode entrar nas redes sociais ou em contato com a Laudenir no número (15) 99123-5220. A Pastoral reafirma que não aceita doações em dinheiro. (Thaís Marcolino)

Confira os vídeos gravados no momento em que voluntários chegaram à chácara e notaram tudo revirado: