No Parque Tecnológico
Evento auxilia empresas na busca por captação financeira para projetos
Ao todo, 150 empresas se inscreveram para o evento; após as palestras, uma rodada de negócios foi realizada
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) realizou na manhã desta sexta-feira (5) o evento "Suas ideias têm recurso", com o intuito de auxiliar as empresas que desejam impulsionar os negócios, por meio da obtenção de linhas de financiamento e de fomento, utilizando os créditos disponíveis para a aplicação em projetos.
"O evento tem como principal objetivo trazer para os empreendedores e empresários da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) uma discussão da importância de um olhar para fora da empresa e do recurso que existe fora da empresa, para que ele possa melhorar sua competividade e se tornar melhor no mercado", explica Marimar Guidorzi, consultora de projetos de competitividade do PTS.
Entre as agências bancárias que participaram do evento, estão: AC Crédito, Safra, Banco do Povo, Sicoob, Cooperaso, Sicredi, Itaú, BTG Pactual – Cordier, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Ainda durante o encontro, o público teve a oportunidade de obter informações junto a entidades, como: Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Desenvolve SP (agência de fomento do Governo de São Paulo voltada ao empreendedor) e GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).
Segundo a consultora, 150 empresas se inscreveram para o evento. Após as palestras, uma grande rodada de negócios foi realizada: "Nela, os empresários e empreendedores apresentaram seus projetos e negociaram o melhor capital ou melhor serviço".
Durante a manhã, foram realizados três blocos onde especialistas da área informaram sobre os conceitos que desmistificam a importância das fontes de recurso, apresentaram a diferença entre fomento e financiamento e demonstraram quais são os principais aspectos de um bom projeto para a captação de recursos.
"Hoje nós trouxemos vários agentes, tanto governamentais como privados, para que cada um deles possa mostrar quais os melhores caminhos para que essas empresas possam buscar recursos. Hoje se você imaginar uma startup, a grande dificuldade dela não é só a ideia, mas é ter recursos para poder desenvolver o seu trabalho. E o PTS tem essa finalidade, trazer ao público de forma geral e ao empresariado, quais os caminhos que ele pode utilizar para conseguir um financiamento ou um apoio financeiro", comenta o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
Cancellara ressalta que o momento atual do PTS é de levar conhecimento para as pessoas. "O PTS sempre foi taxado como um 'elefante branco' e hoje a nossa preocupação é mostrar a importância que ele tem, não só para Sorocaba, mas também para a região e o Estado".
A iniciativa de hoje (5) é resultado da parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, PTS, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), DS4 Innovation, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Sorocaba) e as instituições de ensino superior Athon, Universidade de Sorocaba (Uniso) e Universidade Paulista (Unip). (Da redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos