Frota sorocabana passa de 519 mil e trânsito enfrenta cada vez mais desafios
Prefeitura diz que pacote de obras é suficiente para acabar com as reclamações dos motoristas
A frota sorocabana cresce a cada ano. Segundo dados do Ministério da Infraestrutura, a cidade possui atualmente, em média, um veículo para cada 1,4 habitante. Levantamento de dezembro de 2022 aponta um total de 519.915 carros, motos e ônibus, entre outros tipos de automóveis, para 738 mil habitantes -- conforme estimativa do IBGE no mesmo período. Na comparação com a frota existente em dezembro de 2019, por exemplo, houve um aumento de 5,41%, ou seja, 26.705 veículos a mais circulando nas ruas do município nos três últimos anos.
De acordo com os dados do levantamento do governo federal, o total de veículos na cidade passou de 493.210 em dezembro de 2019 para 519.915 no mesmo mês do ano passado. Já em dezembro de 2021, a frota era de 506.870. Para os motoristas, a causa do aumento é a chegada de novos moradores. Por sua vez, mais carros nas ruas provoca reflexos no trânsito, com congestionamentos e lentidão nos horários de pico.
Questionada a respeito, a Prefeitura informa que para fazer frente a essas questões implantou o programa municipal de mobilidade urbana chamado “Sorocaba Tem Pressa”, com obras já em andamento e novos projetos iniciados, de modo a conferir mais fluidez ao trânsito na cidade. “Ao todo, são mais de 30 obras de mobilidade urbana previstas como parte do “Sorocaba Tem Pressa” para serem executadas até 2024, que vão impactar positivamente na qualidade de vida de todos os sorocabanos. Nesse grande pacote, estão previstas obras em todas as regiões da cidade. Em andamento, já estão, por exemplo: obras de drenagem e pavimentação de vias no Jardim Jacutinga; pavimentação da rua Augusto Lippel; a ligação da avenida Mário Campolim com a rua Romeu do Nascimento; a duplicação da avenida Pereira da Fonseca e a pavimentação da rua Prof. João Franco de Almeida Filho; a requalificação asfáltica dos bairros Jardim do Paço e Jardim Paulista, pavimentação e ampliação da avenida General Motors, assim como das vias por onde circulam os ônibus que alimentam o BRT (Bus Rapid Transit)”, ressalta a atual gestão.
Mais carros e motos
O levantamento do governo federal também mostra que a proporção de carros e motos nas ruas de Sorocaba também aumentou nos últimos dois anos. Do total da frota de 519.915 veículos em dezembro do ano passado, 325.867 eram carros e 94.378 motos.
Na comparação com os dois últimos anos, houve aumento de 10,19% no número de motocicletas e de 2,52% na quantidade de carros trafegando pelas ruas da cidade. Conforme os dados, Sorocaba tinha uma frota de 317.834 carros em dezembro de 2019, o que representa um aumento de 8.033 automóveis a mais em três anos.
Já o crescimento da circulação de motocicletas na cidade foi maior no mesmo período analisado, passando de 85.645 (dezembro de 2019) para 94.378 (dezembro de 2022), o que significa 8.733 a mais nos três últimos anos.
Comparando a frota total de veículos de Sorocaba (519.915) com a de cidades do mesmo porte, como Ribeirão Preto (570.688) percebe-se, por exemplo, que o município sorocabano tem uma quantidade de carros maior: são 325.867 contra 308.643 em Ribeirão. Em contrapartida, Sorocaba atualmente possui menos motocicletas nas ruas do que Ribeirão Preto: são 94.378 contra 115.479.
Além disso, Ribeirão Preto, com população total estimada em 702.739 habitantes, conforme os dados do Censo 2022 do IBGE, possui atualmente um veículo para cada 1,2 habitante, isto é, uma proporção menor do que a atual realidade em Sorocaba, que é de um veículo para cada 1,4 pessoas.
Motoristas reclamam
Motoristas sorocabanos reclamam dos congestionamentos e da lentidão no trânsito, principalmente nos horários de pico, e afirmam que o automóvel é “um mal necessário”, já que eles usam o carro particular como o principal meio de transporte. Para o uso do transporte público, eles citam, por exemplo, a necessidade de mais incentivos, como tarifa mais baixa e horários dos ônibus mais acessíveis, além de obras viárias para melhorar o fluxo do trânsito na cidade.
O empresário Eric Alves 34 anos, usa o carro particular como principal meio de transporte e afirma que o automóvel é um “mal necessário”, apesar dos custos de manutenção e seguro, entre outros. Ele reclama também do trânsito, principalmente nos horários de pico e em algumas regiões de Sorocaba, como no Campolim. “Também acho que a construção civil cresceu muito na cidade nos últimos anos e, com isso, mais moradores e mais carros nas ruas”, afirma.
O autônomo Fernando Justi, 35 anos, diz que Sorocaba precisa de obras viárias para melhorar o fluxo de veículos. “A engenharia de trânsito na cidade deixa muito a desejar. Os retornos são ruins, temos muitos semáforos e o trânsito em alguns momentos já parece o de São Paulo”, aponta.
Já o aposentado Sérgio Augusto Diniz, 65 anos, afirma que em poucas situações usa o transporte público, mas que precisa existir mais incentivo para que mais pessoas passem a usá-lo. “Para incentivar o transporte público é preciso mais incentivos, tarifa mais barata e horários mais acessíveis dos ônibus”, diz.
Interligações e marginal
A Prefeitura de Sorocaba informa que além das obras do “Sorocaba Tem Pressa” estão previstas, ao todo, 18 obras de interligações entre bairros, como forma de dar mais fluidez ao trânsito nos principais corredores viários da cidade, além da construção da marginal direita do rio Sorocaba entre a alameda Batatais e a rua Padre Madureira, atualmente em processo avançado de licitação.
“Os agentes de trânsito realizam operações contínuas de monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego de veículos em todas as regiões da cidade, com maior ênfase ainda nos locais de grande fluxo, como, por exemplo, próximo às escolas, nos horários de entrada e saída dos alunos. Por exemplo, no cruzamento entre as avenidas Sadrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes adota-se a ‘direita livre’, sem parada de semáforo. Já há estudos técnicos, inclusive, para elaboração de projeto que consiste em tornar permanente esse acesso preferencial. Outra ação é a alteração do tempo de abertura dos semáforos, o que é possível fazer mesmo remotamente, conforme a demanda de usuários, uma vez que o sistema é todo integrado, formado por dispositivos em aproximadamente 400 cruzamentos da cidade. Outra medida possível é a mudança de sentido de tráfego em determinadas vias e, ainda, a abertura de passagem livre à direita, entre outras intervenções rápidas”, destaca a Semob.
Em relação ao transporte público, a Urbes - Trânsito e Transportes informa que tem incentivado o uso do transporte coletivo, melhorando cada vez mais e ampliando o serviço prestado, sem a população pagar nada a mais por isso. “Isso porque o preço da tarifa está congelado nos últimos anos e ainda o valor caiu para R$ 1 aos domingos e feriados. Além disso, a City, a Consor e a BRT Sorocaba, que operam o transporte público na cidade, iniciaram o processo de renovação da frota desde 2021. As empresas continuam adquirindo novos ônibus para atender ao crescimento da demanda de passageiros, além de proporcionar a renovação da frota, com mais conforto, segurança e eficiência. São modelos modernos, equipados com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio, carregador UBS para eletrônicos e iluminação interior em LED, além de terem maior capacidade. Atualmente, são 36 ônibus superarticulados e 30 articulados, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros por dia útil. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros por dia útil”, ressalta a empresa municipal.
De acordo com a Urbes, está prevista, até o fim de 2023, a conclusão das obras do novo Corredor Oeste do BRT. “Com isso, o sistema ganhará outros 36 novos ônibus e em torno de 45 mil sorocabanos, por dia, serão favorecidos pelo novo corredor do transporte coletivo.
Sorocaba opera com 100% da frota de 371 ônibus do transporte coletivo em 119 linhas. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. Por mês, são cerca de 4 milhões de passageiros transportados, com os ônibus rodando um total de 2,1 milhões de quilômetros. A Prefeitura de Sorocaba, inclusive, em fase de teste, opera um ônibus do tipo superarticulado, 100% elétrico e ambientalmente correto. O modelo, com 23 metros de comprimento e capacidade para transportar até 170 passageiros, permite uma condução suave e silenciosa, pois não há barulho, nem emissão de fumaça. O objetivo é avançar o investimento nesse segmento, com a ampliação da frota de ônibus elétricos.” (Ana Claudia Martins)