Sorocaba amplia público-alvo da bivalente
UBSs iniciam semana imunizando pessoas com 48 anos ou mais e chegam aos 40 anos na sexta-feira
As 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Sorocaba atenderão a população nesta semana com todas as vacinas previstas no Calendário Municipal de Vacinação. O funcionamento será das 8h às 16h.
O escalonamento para aplicação da Pfizer Bivalente contra a Covid-19 seguirá a seguinte agenda: hoje (8), será disponibilizado o imunizante para pessoas com 48 anos ou mais; amanhã (9), para 46 anos ou mais; na quarta-feira (10), para 44 anos ou mais; na quinta-feira (11), para 42 anos ou mais e na sexta-feira (12), para 40 anos ou mais.
O público-alvo da Pfizer Bivalente ainda inclui: profissionais da saúde; gestantes e puérperas; pessoas, a partir de 12 anos, vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPs), como casa de repouso, asilo, abrigo e residência inclusiva, e os trabalhadores dessas instituições; pessoas imunocomprometidas (pessoas transplantadas ou com HIV, pacientes oncológicos e pessoas com doença renal crônica em hemodiálise, por exemplo); além de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Já, na segunda-feira seguinte (15), serão aplicadas vacinas Pfizer Bivalente na população com 38 anos ou mais; na terça-feira (16), com 36 anos ou mais; na quarta-feira (17), para 34 anos ou mais; na quinta-feira (18), 32 anos ou mais e na sexta-feira (19), para 30 anos ou mais. A partir de 22 de maio, a vacina estará liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais.
Para a imunização com a Pfizer Bivalente, os munícipes que fazem parte do público-alvo precisam ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19 (esquema vacinal primário completo), respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.
As vacinas Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e Pfizer Adulto, igualmente, serão fornecidas aos respectivos públicos-alvo, em todas as UBSs.
Outras vacinas
Doses da vacina contra a gripe (Influenza) também serão aplicadas ao longo da semana. O público-alvo é formado por idosos com 60 anos ou mais; profissionais da Saúde; crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; além de outras pessoas dos grupos prioritários.
Embora as demais campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo. Dentre as vacinas disponíveis, estão: Covid-19, Influenza (gripe), Meningocócica C e todas as outras que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. (Da Redação, com informações da Secom/Sorocaba)