Mães terão presentes mais baratos neste ano

Filhos alegam aperto financeiro e alta de preços

Por

Redução do valor médio gasto pelos consumidores já foi percebida por lojistas de Sorocaba; alguns comerciantes, no entanto, investem em novidades para elevar o faturamento

 

O sorocabano tem gastado menos com o presente de Dia Mães em 2023, na comparação com o ano passado. As principais justificativas são diminuição do poder aquisitivo, em razão de aperto financeiro, e alta dos preços. Alguns lojistas já notaram redução no ticket médio.

O estagiário em suporte de Tecnologia da Informação (TI) Gabriel Mendes da Silva, de 19 anos, comprou presentes para a mãe, a sogra e uma avó. Silva escolheu três kits de cosméticos, no valor de R$ 130 cada, totalizando R$ 390. No ano passado, ele investiu, em média, R$ 200 por lembrança, somando cerca de R$ 600. Porém, desta vez, como o seu foco era economizar, o rapaz preferiu opções mais baratas. “Os preços aumentaram, e, como gasto com outras coisas, eu acabei economizando nos presentes, para fechar o mês sem aperto”, disse. Mesmo assim, o jovem considera ter feito boas escolhas. “Eu procurava algo bom e barato e consegui”, comemorou.

 

Gabriel pesquisou até conseguir presentes mais em conta (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/4/2023))

 

Com o mesmo objetivo de evitar aperto financeiro, a pedagoga Amanda Francisco Rocha, de 27 anos, gastou menos da metade do valor desembolsado em 2022. Neste domingo (14), a mãe dela receberá um kit de cosméticos no valor de R$ 185, enquanto, no ano passado, ganhou produtos que totalizaram R$ 400. Amanda diz notar, todos os anos, aumento nos preços de diversos artigos na época do Dia das Mães. Por isso, acredita que a pesquisa é um recurso fundamental para quem quer economizar. Além disso, para a consumidora, presentear as mães é uma forma de demonstrar-lhes afeto, amor, carinho, dentre outros sentimentos, e de homenageá-las. Por isso, segundo ela, não importa o valor da mercadoria, mas, sim, a intenção e o significado atribuídos a ela. “Mãe é mãe. Independentemente do que (dermos, ela sempre ficará grata”, comentou.

Lojista confirma

Proprietária de uma rede de lojas de calçados com seis unidades em Sorocaba, Vivian Lousada, de 34 anos, confirma que os clientes têm buscado alternativas mais em conta. De acordo com a empresária, os calçados variam de R$ 100 a R$ 600, e a maioria dos compradores leva aqueles com preços de R$ 100 a, no máximo R$ 400. Nos anos anteriores, segundo ela, o ticket médio era maior -- a partir de R$ 300. “As pessoas estão procurando coisas com preços acessíveis e, também, em promoção”, informou. “Em um outlet que eu tenho, as vendas cresceram muito, porque é uma loja em que os produtos são mais acessíveis”.

Conforme a empreendedora, a redução se deve ao fato de as pessoas ainda estarem se recuperando dos problemas financeiros causados pela pandemia de Covid-19. Até por conta desse cenário, ela prevê volume de vendas equiparado ao do ano passado, desconsiderando a possibilidade de elevação.

Mesmo assim, desde a semana passada, o movimento nas lojas da empresária cresceu 50%, em razão da proximidade da data. E deve subir ainda mais, devido às compras de última hora. Ela também prevê que a próxima semana continuará a beneficiar o comércio, pois trata-se do período de trocas. “Há muita troca de presente, e as trocas geram novas vendas, se o atendimento for bom”, apontou.

Alta

 

Gerente de papelaria, Célio investe na renovação do estoque (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/4/2023))

 

Célio Augusto Faria Júnior, 37 anos, gerente de vendas de uma livraria e papelaria no Centro, estimou que o resultado obtido até segunda-feira (8) já era 10% superior ao registrado em 2022. Ele também espera alta maior nesta semana. Anualmente, o estabelecimento monta, em maio, uma área específica de artigos para o Dia das Mães. A lista inclui canecas, livros, organizadores -- de maquiagens, bijuterias e materiais de costura -- e kits com artigos diversificados, entre outras opções. Os preços variam de R$ 28,90 (canecas) a R$ 160 (kits).

Segundo Faria Júnior, assim como as vendas, o valor médio desembolsado pelos clientes subiu de R$ 80 no ano passado para R$ 130 a R$ 140 neste ano. Para ele, esse aceleração está relacionada, sobretudo, à oferta de novidades. De acordo com o comerciante, houve um estudo sobre os presentes mais procurados e os respectivos preços. A partir disso, a loja montou o estoque com as opções mais procuradas e definiu os valores. “O mercado está sempre se reinventando e, sempre que tem alguma coisa nova, ela (mercadoria) impulsiona as vendas, mesmo que o valor seja um pouco maior”, concluiu.

Pesquisa aponta alta de 6,5% nas vendas

As vendas referentes ao Dia das Mães em Sorocaba devem crescer 6,5% neste ano em relação a 2022, segundo estudo realizado pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a Athon Ensino Superior. O estudo de mercado, desenvolvido em abril, ouviu 163 consumidores sorocabanos. Do total, 80% informaram que pretendiam presentear mães, sogras, avós e esposas/companheiras.

De acordo com o levantamento, os entrevistados citaram a intenção de comprar mais de um presente, sendo a média de 1,7 por participante. Quanto aos valores a ser direcionados para essa finalidade, a maioria disse que gastaria, em média, R$ 110 por presente e R$ 174 no total. Ainda conforme a Acso, o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. (Vinicius Camargo)