Luta de Manga contra as drogas é contada em livro
Prefeito de Sorocaba quer incentivar outras pessoas a se livrar do vício
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), lançou ontem (17) o livro “Governe sua vida e transforme o mundo”, que conta a sua história de superação como ex-usuário de drogas. O evento ocorreu no shopping Iguatemi Esplanada e reuniu autoridades políticas, como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e prefeitos da região, além de vereadores e secretários municipais. De acordo com Manga, todo o recurso angariado com as vendas do livro será revertido em prol do tratamento de pessoas com dependência química.
O prefeito escreveu o livro em parceria com o pastor Eduardo Bortolossi, seu amigo. A obra aborda temas como o vício em entorpecentes e a importância do apoio da família no processo de recuperação. Nas páginas, Manga compartilha sua história de vida no mundo das drogas, sua trajetória de recuperação e o trabalho social que realiza dentro e fora da política. “Queremos fortalecer aquelas famílias que sofrem com esse problema e mostrar que existe um caminho. Se deu certo para mim, pode dar certo para qualquer pessoa que acredita em Deus”, disse.
Para Manga, o tema central de seu livro é a fé, independentemente da religião. Ele acredita que se apegar a uma crença foi fundamental para superar o vício e oferecer suporte a outros dependentes químicos. Segundo o prefeito, ajudar outras pessoas na batalha contra o vício é como uma autoterapia. “Na medida que você fala sobre o que sofreu e como conseguiu sair das drogas, o tratamento continua”, relatou.
O livro está disponível para compra no site do prefeito (rodrigomanga.com.br) e também foi vendido durante o lançamento. Todo o valor arrecadado será revertido para o Centro de Atenção ao Dependente Químico (Cadeq).
O governador Tarcísio falou sobre o trabalho que o Estado de São Paulo tem realizado para ajudar dependentes químicos a superar o vício. Ele destacou o Hub de Cuidados em Crack e outras drogas, inaugurado recentemente. Além disso, elogiou Manga pela coragem de compartilhar sua história e inspirar outras pessoas.
“O hub já ajudou 426 pessoas a sair das ruas e oferece acompanhamento diário. É importante estabelecer uma relação de confiança com os dependentes químicos e conhecer cada um pelo nome. O resgate da fé é fundamental para superar o desafio da dependência química. Rodrigo Manga é testemunho vivo de que é possível vencer essa luta. Sua história inspirará outras pessoas”, destacou.
A Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, esteve presente no evento de lançamento do livro. Entre os representantes da FUA estavam o presidente Hélio Sola Aro, o conselheiro de administração Laelso Rodrigues e o conselheiro consultivo Laor Rodrigues. (Wilma Antunes)