Sorocaba confirma primeiro caso de raiva animal do ano
Doença foi detectada em um morcego urbano, no dia 5 de maio
Sorocaba confirmou, no início do mês, o primeiro caso de raiva animal de 2023. A doença foi detectada em um morcego urbano, no dia 5 de maio, na zona leste do município. De acordo com informações da administração municipal, os morcegos urbanos não atacam humanos e nem animais. Essas espécies se alimentam de insetos, frutas ou néctar das flores e possuem grande importância ecológica e são protegidas por Lei Ambiental, sendo proibida sua captura ou maus-tratos.
O avistamento desse animal durante à noite é normal, pois eles têm hábitos noturnos e saem para se alimentar nesse período do dia. Somente em caso de suspeita de raiva, a Zoonoses pode recolher o animal, ou seja, quando um morcego cair no chão, ou estiver pendurado em muro, parede, durante o dia, que não são hábitos normais da espécie. Assim, caso um munícipe aviste o animal nessa situação atípica, deve-se imediatamente colocar um balde ou caixa em cima do morcego e ligar para a Zoonoses ir buscá-lo. A Prefeitura ressalta que em hipótese alguma o munícipe deve tocar no morcego e cães e gatos devem ser afastados do local.
Vacinação
A campanha de vacinação antirrábica foi interrompida em 2018 por determinação do Governo do Estado, em todo o território do estado de São Paulo, em cumprimento à deliberação estadual (CIB nº 169, 15-12-2021), devido à situação epidemiológica estabilizada da raiva.
Não há registros de casos da doença em humanos pela variante 2, desde 1997, e em cães e gatos pela mesma variante, desde 1998. Porém, mesmo sem a campanha, estão mantidas as vacinações de rotina e em casos de contato de cães e gatos com morcegos. Neste ano, até o momento, foram vacinados 568 animais. O ano passado 1.467. Já em 2021, 1.379 animais foram imunizados na cidade e em 2020 738 vacinas foram aplicadas.
Para quem precisar vacinar seu cãozinho ou gato contra a raiva, a Prefeitura de Sorocaba possui um posto fixo de vacinação à disposição, localizado na Seção de Controle Animal da Zoonoses. Os munícipes podem agendar um horário para a aplicação da vacina, pelo telefone (15) 3222-2484, das 9h às 16h. (Da Redação)